Os melhores conselhos de Warren Buffett para novos investidores

⏱️ Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Os conselhos de Warren Buffett, o maior e melhor investidor de todos os tempos, são, sem dúvida, os mais apetecíveis na arte dos investimentos. Segundo o Oráculo de Omaha, para investir, a experiência é um fator determinante. No entanto, o que acontece com aqueles que são novos nesta arte? E que nunca investiram?

Felizmente para esses, Warren Buffett deixa uma lista com as suas melhores dicas, as quais fizeram dele um dos homens mais ricos do mundo.

1) Nunca percas dinheiro

De acordo com Buffett, o primeiro passo para ganhar muito dinheiro é esse mesmo, nunca perdê-lo. Quando se perde, a dificuldade em voltar ao ponto de partida é grande e a expectativa de obter ganhos torna-se ainda mais difícil.

2) Adquire um alto valor a um preço de saldo

“Preço é o que pagas, valor é o que obténs.” Uma das mais famosas frases do investidor norte-americano que não deixa dúvidas na interpretação, preço não significa valor, sendo que este último é bem mais importante do que o primeiro.

3) Cria hábitos de dinheiro “saudáveis”

Para poderes investir, tens de primeiro poupar. Poupar eficazmente não significa colocar algum dinheiro de lado para gastar no mês seguinte. De acordo com o Oráculo de Omaha, é necessário ter hábitos de poupança.

4) Investe em ti 

“Investe em ti  o máximo que puderes. Tu és, de longe, o teu maior património ”.

“Qualquer investimento na tua própria pessoa, é recompensado dez vezes mais”, disse Buffett. E ao contrário de outros ativos e investimentos, “ninguém pode cobrar impostos sobre este investimento”.

5) Estuda e analisa os teus investimentos  

Buffet avisa que nunca se deve investir em negócios que não se compreende totalmente. 

O método utilizado pelo maior investidor de todos os tempos é claro. Se pretendes investir numa empresa na qual não és totalmente conhecedor, tens 10 minutos para ficar totalmente ao corrente de como funciona o negócio da empresa em causa, caso não consigas alcançar este objetivo, não deves investir nessa empresa.

6) Investe no longo prazo

Buffett disse, “Se estás sentado na sombra hoje, é porque plantaste uma árvore há muito tempo”. Se plantares e cultivares sementes, alcançarás o sucesso financeiro a seu tempo, o que te possibilitará não ter dívidas, obter uma reforma segura e cobrir os custos da faculdade dos teus filhos.

Esta visão de longo prazo é fundamental para as decisões de investimento de Buffett. Este chega a ter posições em empresas por períodos superiores a duas décadas.

Os conselhos de Warren Buffett são claramente os mais desejados. Afinal de contas, para chegar ao topo da montanha devemos seguir as pegadas de quem lá se encontra.

Autor: Henrique Gil

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

Última notícias

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img