OE 2023: Tarifa social de eletricidade alargada a rendimentos anuais até 6.272 euros

A proposta do PAN relativamente ao acesso à tarifa social de energia, foi aprovada no âmbito das discussões do Orçamento de Estado para 2023 que têm tido lugar no Parlamento. O acesso à tarifa social de eletricidade será assim alargado a todas as famílias cujo rendimento total anual seja igual ou inferior a 6.272 euros anuais.

Esfera social economicamente mais frágil

A proposta aprovada pelos membros do Parlamento, no âmbito da Comissão de Orçamento e Finanças, pretende alterar o panorama de uma esfera social economicamente mais frágil. Para efeitos deste cálculo, considera-se como economicamente frágil todos os clientes finais de eletricidade que integrem um agregado familiar cujo rendimento total anual seja inferior a 6.272 euros, tendo um acréscimo de 50% por cada elemento do agregado familiar que não aufira qualquer rendimento.

Tarifa social de eletricidade

Até à data apenas poderiam beneficiar da tarifa social de eletricidade os beneficiários de prestação social e as famílias cujo rendimento total anual do seu agregado familiar era inferior ou igual a 5.808 euros, acrescido de 50% por cada elemento do agregado familiar, até ao máximo de dez, que não obtenha qualquer outro rendimento.

Custo de 122 milhões de euros

Já se sabe que a tarifa social de eletricidade terá um custo de 122 milhões de euros e o objetivo de ajudar as famílias mais vulneráveis a suportar os custos da eletricidade, os quais se encontram numa subida vertiginosa, com tendência a que esta seja mais acentuada. 

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

spot_imgspot_img

Últimas notícias

Receba o ebook "Os primeiros investimentos" GRATUITAMENTE

Basta carregar no botão abaixo

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img