O que se passa com a Galp?

spot_imgspot_img

Fonte da imagem: Grande Consumo

Esta semana foi caracterizada por uma montanha-russa de emoções na Galp, empresa portuguesa de energia “comprometida com o desenvolvimento de soluções eficientes e sustentáveis ​​nas suas operações e nos serviços integrados que oferece aos clientes”.

CEO da Galp deixa a mesma no final do ano

Na passada segunda-feira, a empresa portuguesa comunicou que Andy Brown, o escolhido para substituir Carlos Gomes da Silva há menos de dois anos, irá abandonar a presidência da petrolífera no final do ano corrente.

Segundo o comunicado emitido à Comissão de Mercado de Valores Mobiliários, o britânico assume que “durante este período como CEO, dediquei-me a concretizar o nosso objetivo – ‘vamos regenerar o futuro juntos’ – transformando a Galp numa empresa mais aberta, dinâmica e rentável, que se tem adaptado às energias mais limpas do futuro. 

Após 35 anos ligado à empresa norte-americana Shell, a decisão de sair de cena a meio da transição energética é, de todo, surpreendente e faz abanar a estrutura da empresa.

Novas ( e boas) mentalidades: as mulheres também contam

Não se trata de escolher apenas um novo Chief Executive Officer para substituir Andy Brown.  Além dessa difícil tarefa, a empresa, através dos seus administradores, terá de contratar mais mulheres com vista a cumprir a legislação.

A Lei n.º 62/2017 determina que “a proporção de pessoas de cada sexo designadas de novo para cada órgão de administração e de fiscalização de cada empresa não pode ser inferior a 20%, a partir da primeira assembleia geral eletiva após 1 de janeiro de 2018, e a 33,3%, a partir da primeira assembleia geral eletiva após 1 de janeiro de 2020”. 

Uma vez que, dos 19 membros, apenas 5 são mulheres, a Galp terá de mexer na sua administração e contratar mais mulheres, com vista ao cumprimento da legislação, mas também para mudar as mentalidades, numa empresa em que uma mulher devia ter as mesmas oportunidades que um homem.

spot_imgspot_img

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

Últimas notícias

Subscreve a nossa Newsletter

Com o resumo das nossas notícias
spot_imgspot_img

Artigos Relacionados

spot_img