O que são penny stocks?

De acordo com a SEC, penny stocks (ou micro-cap stock) refere-se a ações emitidas por pequenas empresas com um valor máximo de 5 dólares.

As penny stocks parecem baratas, e são baratas, pelo que a barreira de entrada é muito baixa. O risco parece ser tão baixo quanto o preço, mas os maiores ganhos crescem ao longo dos anos, não dias. Apenas os investidores mais pacientes colherão os frutos deste investimento.

Aqueles que convivem bem com o elevado risco associado a estas ações negociam, normalmente, em grandes volumes, na esperança de ganhar muito quando o preço subir inesperadamente. Pode de facto ser muito lucrativo, mas apenas se se navegar no mar de risco como um profissional, algo que não é recomendado a “marinheiros amadores”

A história encarregou-se de nos deixar alguns exemplos, uns de sucesso, outros nem tanto:

Monster Beverage ($MNST)

$MNST

Em 1997, era possível ter comprado ações da Monster Beverage por apenas 2 cêntimos cada. Dois cêntimos por uma ação que agora é negociada a 91,54 dólares. É importante considerar que esta evolução tem em conta o efeito dos splits. No entanto, mesmo que decidíssemos ignorá-los, o preço de uma ação em 1997 rondaria os 0,96$ e, por equivalência, hoje valeria 4.573,92$. A Monster tem sido um sucesso absoluto no mercado global de bebidas energéticas, estando presente em 139 países e apresentando um notável crescimento de 26,7% nas vendas anuais entre 2003 a 2018.

Advanced Micro Devices ($AMD)

$AMD

Embora a Intel ainda receba a maior parte da atenção quando se trata de chips e processadores, a AMD tem sido sem dúvida a sua principal concorrente. Em janeiro de 2021, pela primeira vez em 15 anos, a AMD ultrapassou a Intel em market share no que diz respeito a CPU para computadores, com 50,8% do mercado contra 49,2% da Intel. Se as tendências persistirem, a AMD provavelmente nunca retornará aos níveis de junho de 2015, quando o preço das ações da empresa estava abaixo dos 2$.

Sona Nanotech Inc ($SONA)

No entanto, a maior parte não são casos de sucesso. Estima-se que aproximadamente 99,9% das penny stocks não consigam dar o “salto” para o território das mid-cap stock. É o caso da Sona, uma empresa empenhada na investigação e desenvolvimento de produtos em ouro para testes, diagnósticos e tratamentos médicos. A ação chegou a valer 16$ no ano passado mas, no espaço de meses, caiu para 1,75$. 

PORQUE SÃO TÃO ARRISCADAS QUANDO COMPARADAS COM AS BLUE-CHIP STOCKS?

Os mercados financeiros são por si só um lugar onde a única certeza é a incerteza. Contudo, investir em penny stocks é, usualmente, bem mais arriscado do que investir em mid-cap stocks ou nas chamadas blue-chip stocks. Porquê?

As Blue-chips são empresas conhecidas, bem estabelecidas e financeiramente sólidas. Geralmente vendem produtos e serviços de qualidade aceites pela larga maioria do público. Grande parte já ultrapassou crises e condições económicas adversas e é também esse histórico de resiliência e sucesso que contribui para um crescimento estável e confiável das suas ações. São exemplos a Walmart ($WMT), a Coca-Cola ($KO) ou a Procter&Gamble ($PG).

Por outro lado, as micro-cap stocks reúnem um conjunto de características que fazem disparar a sua volatilidade:

Inexistência de histórico

As penny stocks são geralmente firmas recentes, sem passado e muitas podem estar até perto da falência. Os registos que existem são pobres e sem este tipo de informação é praticamente impossível determinar o potencial das ações.

Falta de informação disponível ao público

Na tempestade que o mercado financeiro pode ser, o nosso melhor abrigo é sem dúvida a informação que se encontra disponível acerca das empresas.

No caso de algumas penny stocks, as informações acerca do desempenho corporativo podem ser muito difíceis de encontrar e, mesmo quando existem, podem não vir de fontes confiáveis.

Não existem padrões mínimos

Embora algumas sejam negociadas em grandes bolsas, como a NYSE ou a NASDAQ, a grande maioria é listada over-the-counter (OTC). O problema da negociação OTC é que, normalmente, é realizada através das chamadas pink sheets e não requer o cumprimento dos requisitos da SEC. Estes requisitos funcionam como uma segurança para os investidores de forma a minimizar parte do risco.   

Liquidez e Fraude

Estas são ações que são negociadas com pouca frequência pelo que não possuem muita liquidez. O resultado? É provável que os investidores não consigam vender as suas ações quando desejam e, quando conseguem, é a um preço que não reflete de maneira realista o mercado.

Os baixos níveis de liquidez também promovem a manipulação dos preços. O pump and dump é uma técnica popular para atrair investidores a comprar ações. Grandes quantidades são compradas, seguindo-se um período em que a penny stock em questão é promovida e impulsionada. Assim que outros investidores correm para as comprar, fazendo o preço subir, os manipuladores vendem-nas. Assim que o mercado percebe que não existe uma razão lógica para a valorização das ações, os investidores vendem-nas também, o preço desce ainda mais e a maioria perde dinheiro.

Embora não haja uma estratégia infalível para saber que penny stocks fazem parte de esquemas, a SEC recomenda que os investidores prestem atenção aos seguintes sinais de alerta no registo de uma empresa: suspensões de negociação da SEC, grandes ativos contabilizados, mas pequenas receitas geradas, demonstrações financeiras com anotações de rodapé incomuns, problemas de auditoria e participações invulgarmente avultadas por parte de insiders.

After-hours trading

Algo único relacionado com as penny stocks que não estão listadas nas grandes bolsas é que podem ser trocadas depois da hora do fecho do mercado. Durante este período existem ainda menos investidores em atividade, pelo que a dificuldade em vender e a volatilidade aumentam uma vez mais.

PRÓS

No entanto, nem tudo é mau. As penny stocks proporcionam a algumas empresas pequenas, com recursos e capital limitados, a possibilidade de obter financiamento público. Essas empresas podem usar esta plataforma como um ponto de partida para entrar num mercado maior. Além do mais, os preços baixos significam que existe uma oportunidade para um aumento significativo.

QUANDO É QUE UMA PENNY STOCK DEIXA DE O SER?

São vários os motivos que podem desencadear a transição de uma penny stock para uma ação dita “normal”. A empresa pode, por exemplo, emitir novas ações numa oferta registrada com a SEC ou registrar um conjunto de ações existente junto de um órgão regulador.

Ambos os tipos de transações exigem automaticamente que a empresa cumpra relatórios periódicos, incluindo divulgações aos investidores sobre a suas atividades de negócio, condição financeira e administração da empresa, a menos que haja uma isenção.

Em alguns casos, existem ainda condições que exigem que a empresa apresente relatórios adicionais à SEC. Estes devem ser apresentados caso a empresa conte com pelo menos 2.000 investidores, ou mais de 500, caso estejamos a falar de investidores credenciados, e possua mais de 10 milhões de dólares em ativos.

CONCLUSÃO

O percurso normal de uma ação começa com a empresa a comprovar, de uma forma substancial, o potencial do seu modelo de negócios antes de entrar no mercado público. Contudo, a maioria das penny stocks começa pelo fim, pedindo de imediato financiamento, o que faz com que exista apenas uma ínfima parte destas empresas que se torna bem-sucedida mais tarde.

Se por um lado existe um maior risco inerente associado às penny stocks, significa também que há um maior potencial de recompensa. Porém, os investidores podem perder tudo ou até mais, se “comprarem com margem” (buy on margin), o que significa que pediram fundos emprestados a um banco ou corretora para comprar as ações.

Se ainda assim os investidores decidirem “arriscar”, devem tomar precauções especiais. Por exemplo, ter uma stop-loss order predeterminada antes de começar a negociar e saber a que preço sair se o mercado se movimentar no sentido oposto ao pretendido. As stop-loss orders definem um limite de preço que, uma vez atingido, acionará a venda automática dos títulos. Dois bons scanners para analisar diariamente penny stocks são o Small Cap – Top Gappers e o Small Cap – High of Day Momentum.

Small-Cap – High of Day Momentum
Small-Cap – High of Day Momentum

De frisar que a informação é ouro e, quanto mais possuirmos, melhor posicionados nos encontramos. É recomendável que os investidores mais inexperientes procurem aplicar o seu capital em ativos mais “transparentes”, regulados e seguros, e que comecem por praticar numa conta com dinheiro fictício.

Autor: Pedro Manuelito

1 COMENTÁRIO

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

spot_imgspot_img

Últimas notícias

Receba o ebook "Os primeiros investimentos" GRATUITAMENTE

Basta carregar no botão abaixo

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img