O prazo da oferta de subscrição das obrigações “Benfica SAD 2023-2026” começou na passada terça-feira dia 2 de maio e decorrerá durante dez dias, o que significa que irá terminar no dia 12 de maio por volta das 15 horas, sendo que este prazo possa vir a ser alargado.
As obrigações “Benfica SAD 2023-2026” têm uma taxa de cupão de 5,75% ao ano, com os juros a serem pagos semestralmente a 17 de maio e 17 de novembro.
Com o intuito de pagar o elevado investimento feito na equipa de futebol principal do Benfica, a SAD lançou as obrigações com a quarta taxa mais elevada entre as nove emissões obrigacionistas que a Benfica SAD realizou desde 2004.
Cuidado com as comissões bancárias
A negociação destes títulos de dívida acarreta várias comissões bancárias, desde logo a comissão de custódia de títulos, normalmente cobrada trimestralmente, para guardar os títulos.
Além desta, é necessário contar com comissões associadas à compra e venda das obrigações, ao pagamento dos cupões e à amortização de capital (caso a obrigação seja levada até à maturidade).
Por fim, mas não menos importante, é ainda necessário contabilizar a tributação aplicada sobre o investimento que, segundo a legislação em vigor, é aplicada uma taxa de 28% sobre a taxa de cupão e sobre as mais-valias geradas, caso se proceda à alienação da obrigação.
Quanto custa cada obrigação?
Cada obrigação “Benfica SAD 2023-2026” tem um preço de 5 euros, tendo que cada investidor terá de comprar, no mínimo, 500 títulos, o que significa que o investimento mínimo será de 2.500 euros.
A partir desse montante até um valor máximo do total de obrigações emitidas pela Benfica SAD, os investidores podem subscrever múltiplos de uma obrigação. Além disso, caso a procura seja superior à oferta, a Benfica SAD revela que proceder-se-á ao rateio das ordens.

João Fonte, 20 anos, natural da Póvoa de Varzim. Atualmente frequento o 3º ano da licenciatura em Gestão na FEP e pretendo seguir mestrado em Finanças. Com um gosto particular pela aventura e a descoberta de novos horizontes, estou a realizar mobilidade internacional, através do programa Erasmus +, na School of Economics and Business Ljubjana. Dado o meu interesse pela área financeira, ingressei na Meu Capital em março de 2022. Tem sido uma experiência fantástica, através da qual tenho aprendido a saber gerir melhor o meu tempo e a aprender sempre mais sobre uma das áreas mais interessantes a nível mundial.