As últimas semanas têm sido difíceis para as chamadas tech stocks, pelo que a tendência de decréscimo dos últimos meses se tem mantido. Porém, é preciso ter em consideração que se as taxas de juro se mantiverem estáveis à medida que a economia acalma, algumas ações tecnológicas poderão tornar-se em bons investimentos.
As growth stocks foram duramente atingidas nas últimas semanas à medida que o rating dos certificados do Tesouro a 10 anos aumentou. As ações consideradas mais arriscadas ficam menos atrativas pelo facto das obrigações sem risco estarem com um valor mais elevado. Isto adequa-se principalmente a este tipo de ações com perspectiva de crescimento elevado, que representam as empresas tecnológicas promissoras, grande partes destas que esperam ter grandes lucros apenas no futuro, sendo que taxas de juro mais elevadas afetarão o valor desses lucros.
Nos últimos seis meses, o NASDAQ-100, o índice que mede as grandes tecnológicas, subiu mais de 3%. O rating das obrigações do Tesouro a 10 anos mais do que duplicou durante esse período para cerca de 1,4%, à medida que os investidores começaram a fixar os preços consoante a inflação mais alta e nas expectativas de aumento da procura, o que tipicamente favorece as ações de valor em detrimento das de crescimento.
As taxas têm oscilado mas epera-se que continuem moderadas. À medida que o rating aumenta globalmente, as tech stocks vão continuar o seu maior ajustamento de valor, o que pesará nas cotações das ações.
Os analistas do BTIG examinaram as ações que no início de Março estavam mais baixas comparativamente a Setembro de 2020, ações estas que fazem parte do NASDAQ-100 e que possuem expectativas de crescimento na ordem dos 10% ou superior para 2021. O resultado é uma lista de ações de crescimento que podem ter um bom desempenho este ano, especialmente se as taxas de juro pararem de subir. Desta lista fazem parte ações como a Amazon, Nvidia, Netflix, AMD e DocuSign.
Autor: Daniel Branco | Fonte: Barrons