O que é o Ibovespa? Como funciona?

Do mesmo modo que o PSI-20 é o índice mais importante da Bolsa de Lisboa e Porto (Euronext Lisboa), retratando, em parte, o estado da economia portuguesa e do setor empresarial português, o Ibovespa (IBOV) é o principal índice da Bolsa de Valores de São Paulo (B3) e do mercado acionista brasileiro. Como funciona? O índice calcula a média do desempenho de um grupo ou carteira de ações de empresas brasileiras, negociadas na Bolsa de São Paulo.

Criado em 1968 e conhecido como IBOV, o índice funciona como um indicador do estado do mercado de ações do Brasil, medindo, através de um sistema de pontos equiparados ao real, o desempenho médio das ações mais relevantes e negociadas na Bolsa de São Paulo.

Trata-se de um índice de retorno total (total return index). Isto significa que o seu sistema de pontos considera quer as variações nos preços dos ativos que compõe a sua carteira, como as políticas de distribuição de dividendos das empresas cotadas. É, portanto, um índice diferente de um price return index, sendo que neste apenas é considerado e valorizado as variações de preços (as subidas e descidas) das ações que compõe o índice.

É importante referir que a Bolsa de São Paulo (B3) reavalia a composição da carteira IBOV a cada 4 meses.

Acresce que, como na generalidade dos índices, o peso de cada uma das ações (empresas) na pontuação do índice Ibovespa pode ser diferente e variar, de acordo com o volume de ativos que determinada empresa apresenta na composição do índice. Isto significa que se o índice subir, não se verifica, necessariamente, uma subida de todas as ações que compõem a carteira do índice, dado que algumas dessas ações possuem um maior peso relativamente a outras e têm um maior impacto nas subidas e quedas de pontuação do índice.

Por exemplo, empresas como a Petrobras, que possui um alto volume de negociação em Bolsa, podem ser responsáveis, dependendo do desempenho da sua cotação durante o período diário de negociação da Bolsa de São Paulo, por fazer a pontuação do Ibovespa subir ou cair.

Outro ponto importante a referir é que, com vista a equilibrar a carteira que compõe o Ibovespa, uma empresa não pode ter uma participação maior do que 20% na composição do índice.

De modo a compreender o que é o Ibovespa e como funcionam os índices das bolsas de valores, também é necessário compreender como funcionam as suas pontuações. Os pontos do IBOV são calculados em tempo real e o seu resultado é baseado na cotação de cada ação que integra o índice, multiplicado pela quantidade teórica dos ativos que compõem a carteira.

Cada ponto equivale a um 1 real, ou seja, se a pontuação estiver cotada em 85 mil pontos, a totalidade dos ativos que compõem a carteira teórica do Ibovespa valerá 85 mil reais.

Uma vez que o índice Ibovespa reflete o comportamento das principais ações negociadas em Bolsa no Brasil, através da análise diária do seu gráfico e das suas cotações, é possível fazer uma análise parcial do desenvolvimento da economia brasileira e do setor empresarial do país.

É possível consultar a composição do índice no website da Bolsa de Valores de São Paulo (B3) e a respetiva quantidade teórica de ativos que o compõe, isto é, o peso que cada empresa cotada têm no índice.

Autor: Pedro Pereira da Silva

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

spot_imgspot_img

Últimas notícias

Receba o ebook "Os primeiros investimentos" GRATUITAMENTE

Basta carregar no botão abaixo

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img