O que deve saber antes de investir numa IPO

Em primeiro lugar, vamos esclarecer os princípios básicos de uma IPO. Uma IPO (Initial Public Offering) representa uma Oferta Pública Inicial, ou seja, a primeira vez que uma empresa privada coloca as suas ações no mercado. Resumidamente, é uma forma da empresa entregar uma cotação de si mesma aos investidores. 

Mas qual será o principal motivo que leva uma empresa a fazer uma IPO? Para angariar capital, é claro. Para muitas empresas, as IPOs são a única forma de obter o financiamento necessário para o seu desenvolvimentoUma maior alavancagem, credibilidade e uma melhor imagem pública são alguns dos outros benefícios de uma IPO.

Após a IPO, o valor destas ações, e portanto a empresa, flutua de acordo com a perspetiva do mercado. Antes de decidir investir numa IPO, tente aprender o máximo que puder sobre a empresa: o seu desempenho passado, registos financeiros, como se comporta quando comparada com os seus concorrentes, etc. Isto irá ajudá-lo a detetar as chamadas “red flags” que indicam que as perspetivas da empresa não são assim tão boas, reduzindo assim as hipóteses de fazer um mau investimento.

Antes de investir numa IPO, é também importante olhar para os bancos/corretoras que atuam como subscritores, ou seja, conduzem os procedimentos da mesma. Em geral, os grandes e respeitados bancos e corretoras exercem a discrição nas IPO que aceitam com base numa avaliação do peso financeiro e das perspetivas a longo prazo destas empresas

Por outro lado, as pequenas corretoras e bancos de investimento muitas vezes não podem dar-se ao luxo de serem muito seletivos e, portanto, podem trazer mais empresas com mau desempenho para o mercado. Assim, é prudente ter cuidado com as IPO oferecidas através destes a menos que se esteja convencido das perspetivas da empresa em questão.

É necessário ser sempre cauteloso quando os subscritores promovem um IPO com alegações de perspetivas brilhantes. Se a sua corretora insistir particularmente numa IPO, é provável que lhe estejam a vender um negócio forçado. Muitas vezes, as ações de uma IPO têm pouca oferta, uma vez que são muito procuradas e são preferencialmente dadas a clientes mais importantes. 

Além disso, é prudente avaliar o preço a que as ações são oferecidas. Para tal, compara-se o mesmo com o preço das ações de uma empresa cotada na mesma linha de negócio e de uma escala semelhante. Outros indicadores, tais como a P/E ratio, também podem ser utilizados para avaliar se a ação tem um valor adequado.

Nunca é demais salientar que se deve tomar decisões com base na sua avaliação das perspetivas da empresa e não com base na publicidade. Não invista em algo só porque as pessoas lhe dizem que se vai sair bem ou porque é popular. Faça a sua própria pesquisa!

Autor: Diogo Trindade Monteiro | Fonte: Learning Markets

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

spot_imgspot_img

Últimas notícias

Receba o ebook "Os primeiros investimentos" GRATUITAMENTE

Basta carregar no botão abaixo

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img