O que a vitória do 30º título significa para o FC Porto?

O FC Porto alcançou no último sábado, dia 07 de maio, a conquista do título nacional de futebol. Mas o que a vitória realmente significa para a equipa em termos financeiros? Este foi o terceiro troféu conquistado pela equipa em cinco anos, que agora acumula um total de 30 títulos, atrás apenas do SL Benfica, que possui 37 títulos.

Atualmente, o FC Porto possui um plantel avaliado nos 259,3 milhões de euros, o segundo mais valioso no panorama nacional, atrás apenas do Benfica, avaliado em 266 milhões de euros. 

O título de campeão deu ao Porto acesso direto à fase de grupos da UEFA Champions League 2022/23 no Pote 1 da competição. O feito garante o recebimento de milhões de euros pagos à equipa pela organização do torneio.  O prémio por entrada na fase de grupos foi, em 2021/2022, de 15.6 milhões de euros, excluindo direitos televisivos. Para saber mais sobre quanto dinheiro envolve a Liga dos Campeões, clique aqui

Além disso, o vencedor da final da Taça de Portugal de 2021 levou 700 mil euros, enquanto a equipa vencida ganhou 400 mil euros. Os valores recebidos pelo vencedor deste ano ainda não foram revelados.

Assim, a vitória pode significar muito para o clube que sofria uma crise financeira desencadeada principalmente pelos impactos da pandemia. Cerca de 50% das suas receitas operacionais diminuíram entre 2019/20, comparadas com 2018/19. No primeiro semestre de 2022, ainda de acordo com o Relatório e Contas enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), o FC Porto apresentou um resultado negativo de cerca de 10 milhões de euros. Entretanto, este resultado ainda não está a contar com a venda de Luis Díaz ao Liverpool por 45 milhões de euros.

Contribuindo para este cenário financeiro desfavorável, no último mês, a equipa levou uma multa da Autoridade da Concorrência (AdC) no valor de 2,582 milhões de euros devido à prática anticoncorrencial no mercado laboral em Portugal. Para saber sobre o caso e as coimas impostas à Liga Portuguesa de Futebol Profissional e às sociedades desportivas portuguesas, clique aqui.

Também em abril deste ano, a SAD do Porto decidiu aumentar o número de obrigações, ou seja, o financiamento que pretende obter dos adeptos e investidores. O valor financiado, que antes era de 40 milhões a serem reembolsados até 2025, agora passa para 50 milhões, e garante, assim, o recebimento de mais 10 milhões de euros para a equipa. 

Outro ponto a ser comemorado pelo Porto é o fato de que, pela primeira vez desde 2017, em 31 de janeiro deste ano, a equipa deixou de estar sob a alçada do fair-play financeiro, o mecanismo de controlo das contas dos clubes aplicado pela União das Associações Europeias de Futebol. Caso não cumprisse com os objetivos definidos pela UEFA, a equipa podia sofrer sanções como multas ou até exclusão de provas internacionais.  

Agora resta ao FC Porto aguardar pela Champions League e torcer para mais este resultado favorável, que pode render até 85 milhões de euros para a equipa vencedora.

Autor: Maysa Deliberador

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

spot_imgspot_img

Últimas notícias

Receba o ebook "Os primeiros investimentos" GRATUITAMENTE

Basta carregar no botão abaixo

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img