O problema do pensamento “Oh! Só custa x euros”

É fácil admitir que já todos fizemos compras de impulso. Olhamos para algo que não planeamos comprar, mas acabamos por fazê-lo porque “Oh! Só custa x euros”.

Este tipo de pensamento é geral e bastante explorado por vários tipos de empresas. O melhor exemplo são os supermercados. A disposição dos produtos nas lojas, nos corredores e até em cada prateleira são definidos meticulosamente para incentivar as compras por impulso. São usados, inclusivamente, conhecimentos de Ciência Comportamental.

O impacto deste tipo de compras não pode ser analisado isoladamente. Não é por ter gasto uma vez 20 euros desnecessariamente que a sua situação financeira irá colapsar. No entanto, o impacto deste tipo de comportamento tem de ser visto na sua totalidade.

Experimente fazer o seguinte exercício: some o valor de tudo o que comprou nos últimos meses desnecessariamente. Logicamente que o conceito de “desnecessário” é algo subjetivo. Ainda assim, seja um pacote de pastilhas, toalhitas para andarem no carro, ou um novo centro de mesa, some o valor de tudo aquilo que acha que não precisava. Muita gente ficará surpreendida com a quantidade de dinheiro que poderia ter poupado.

Não é fácil mudarmos a nossa maneira de pensar e agir do dia para a noite. Sugiro que cada um defina um valor mensal para gastar, como se tratasse de um “orçamento perdido”. Vá anotando todas as compras por impulso sem se julgar, mas gerindo o orçamento disponível.

Ter um foco e um objetivo definido facilita significativamente o processo de poupança. Para a próxima lembre-se, não “são só x euros”, mas sim “são mais x euros” que o poderiam ajudar a alcançar os seus projectos pessoais.

Autor: José Sismeiro

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