O pico do lucro é um perigo para o período de earnings na Europa

⏱️ Tempo estimado de leitura: 3 minutos

É provável que as empresas europeias que não entreguem lucros neste período, sejam fortemente afetadas. Assim, o pico do lucro representa um perigo para o período de earnings na Europa.

A retalhista de moda online, Asos Plc ($ASC.L), viu uma quebra de cerca de um quinto do seu valor de mercado em apenas um dia, consequência da diminuição das vendas esta quinta-feira. Just Eat Takeaway.com ($TKWY.AS) e Siemens Gamesa Renewable Energy SA ($SGRE.MC) também caíram depois de dececionar os investidores na semana passada. Na sexta-feira passada, as vendas superadas pela Burberry Group Plc ($BRBY.L) não foram suficientes para impressionar os investidores e as ações acabaram por cair 5,2%.

Será que os mercados atingiram um ponto de inflexão? As ações que já se encontravam em máximos históricos e as recentes expectativas de crescimento dos lucros na Europa, fizeram com que os analistas da Goldman Sachs Group Inc. ($GS) registem um aumento do consenso desde março como o maior em duas décadas.

“Depois de um primeiro trimestre muito forte, as expectativas são elevadas.” afirmou Julien Lafargue. Uma situação semelhante à do primeiro trimestre pode ocorrer, onde o desempenho inferior das ações que perderam as estimativas é mais substancial do que o desempenho superior daquelas que superaram as previsões, afirmaram os estrategistas do Morgan Stanley ($MS).

Com a variante delta espalhada pelo mundo, existe um nervosismo quanto às restrições. Ao mesmo tempo, a tentativa de reabertura no segundo trimestre significa que setores focados em serviços, como viagens e lazer, podem ter comparações ano a ano favoráveis, de acordo com a diretora de ações para portfólios discricionários da Mapfre AM.

As pessoas estão atentas a sinais de alerta sobre a inflação. A Siemens Gamesa emitiu um alerta de lucro devido às pressões de custo nos preços do aço e das commodities. As empresas, tal como esta, estão a sofrer.

Os meios de comunicação e o comércio a retalho alimentar estão entre os setores mais resistentes, de acordo com um relatório da State Street. As empresas expostas a restrições de fornecimento de chips podem ser mais prejudicadas pelo aumento dos custos, de acordo com Sarah Thirion, chefe de estratégia de ações da TP ICAP Europe ($TCAP.L).

Thirion afirmou ainda que “O setor de automóveis e peças pode ter que reduzir as suas previsões para 2021, devido à escassez de semicondutores”.

Procura reprimida

Embora haja muita procura reprimida, ainda não está claro se o crescimento dos pedidos será sustentável, disse Charles Glasse, gerente do Fundo Europeu de Crescimento de Dividendos de Waverton. Os fortes resultados da Volkswagen AG ($VOW.DE) conduziram a uma fraca reação do mercado, porque os investidores especularam que o aumento da procura pode não durar.

Embora as ações europeias estejam perto de um recorde histórico, o aumento de 8% nas expectativas de lucro no último trimestre é animador para alguns. Já as avaliações do índice Stoxx 600 ($STOXX) da região caíram cerca de 12%.

“Algumas empresas repensaram sobre as estruturas de custos e como as poupanças recorrentes podem ser integradas de forma sustentável”, acrescentou Thirion.

As atuais expectativas de lucros estão a ultrapassar os ganhos de preços das ações europeias.

Fonte: Bloomberg

Por fim, é importante analisar se as empresas conseguirão ou não cumprir as previsões otimistas. Este resultado será evidenciado pela grande quantidade de relatórios que serão entregues nas próximas semanas. 

Segundo Hannah Gooch-Peters, “Más notícias sobre lucros não serão tratadas com gentileza”. Assim, o pico do lucro representa um perigo para o período de earnings na Europa.

Autora: Inês Pereira

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

Última notícias

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img