O Metro do Porto irá nos próximos tempos tornar-se no primeiro sistema de metro da União Europeia a ter material circulante fabricado no país asiático. O primeiro, dos mais de 18 encomendados pela empresa à CRRC Tangshan, já se encontra em trânsito para a cidade Invicta.
A empresa Portuguesa tinha em dezembro de 2019, encomendado as 18 composições, por mais de 49,5 milhões de euros, num serviço que incluía ainda a manutenção destas por um período de 5 anos.
Com o início da pandemia e os lockdowns impostos pelo governo Chinês para a controlar, a construção da primeira carruagem apenas começou em novembro do ano passado, tendo sido concluída no mês de junho, estando até agora em testes na cidade chinesa de Tangshan, na província de Hebei.
Fonte: https://twitter.com/shen_shiwei/status/1580838867992576000
Estas composições serão utilizadas no reforço da frota do sistema de metro do Porto, bem como nas novas linhas que estão em construção (a rosa e o prolongamento da linha amarela entre Santo Ovídio e Vila d’Este).
A CRRC Tangshan é a maior produtora mundial de material circulante ferroviário, empregando mais de 180 mil pessoas nos seus vários pontos de produção espalhados pela China. Esteve ligada à produção dos metros de Tianjin e de outras importantes cidades chinesas, bem como das composições utilizadas pelo sistema maglev em Pequim.