A simplicidade é disruptiva
As coisas mais simples são as mais disruptivas. Hoje vou ensinar-te algo que vai, literalmente, revolucionar a tua vida. Vou ensinar-te qual o melhor investimento onde podes aplicar o teu dinheiro! Curioso? Tal como muitas das invenções mais espetaculares e revolucionárias, também este investimento é muito mais simples e está mais próximo de ti do que podes imaginar!
O melhor investimento
O melhor investimento da tua vida é: investir em ti! Como? Investindo em conhecimento, na tua formação pessoal. À primeira vista parece simples, não é? Algo tão simples pode, de facto, ser transformador. Utiliza o teu dinheiro e investe em conferências, seminários, cursos, numa área pela qual tenhas paixão e interesse!
Aprofunda o teu conhecimento e isso trará, a seu tempo, os seus retornos. Ao aplicares o teu dinheiro para aprender com os experts da área que gostas e ambicionas aprofundar tens a possibilidade de, não só adquirir conhecimento como também, aumentar a tua rede de contatos, fazendo o chamado networking.
E posso dar-te, mais uma vez, o meu exemplo: gastei dinheiro num curso sobre criptomoedas, fui a Lisboa de propósito só para conseguir estar com pessoas que são as melhores nesta área que adoro – as cripto, claro! Já comprei livros sobre o tema e também invisto horas e horas do meu tempo (tempo é dinheiro, em alguma medida) a ouvir diariamente conteúdo sobre o assunto. Quando falo em investir em ti, é também no teu negócio, empresa ou projeto; Pessoalmente, já gastei algumas centenas de euros num computador novo para ter mais velocidade para editar, dispendi dinheiro para melhorar o cenário para o canal de youtube, um microfone com vista a optimizar o som, material como uma ring light para melhorar a iluminação. Em resumo, já gastei muito tempo e dinheiro em mim e no meu projeto, sem sequer hesitar!
Por isso, se tens dinheiro “extra”, então, na minha opinião, não o gastes em uns novos sapatos ou num smartphone de última geração, assim como não gastes esse dinheiro num carro novo se o teu ainda dura mais uns anos. Aprende a adiar a gratificação e investe em ti, no teu conhecimento!
Investir em ti compensa
Investir em ti, quer seja na forma de dinheiro, tempo ou energia, compensa, mesmo. Não é só um clickbait. E, de novo, com a minha experiência superior a 3 anos em criptomoedas, posso dizer-te que os resultados já começam a aparecer: aprendi muito sobre o tema, hoje sei evitar erros que me levariam a perder dinheiro; consigo, portanto, aumentar exponencialmente a minha probabilidade de ter ganhos graças ao conhecimento que adquiri. Fui convidado para escrever neste jornal sobre criptomoedas por ter sido reconhecido como alguém capaz de ajudar os outros a entender sobre o tema e ainda comecei (há quase um ano) o meu próprio canal de youtube. Já conheci e entrevistei pessoas que são referências neste universo e, graças a isso, aumentei a minha rede de contactos.
Posso afirmar que investir em nós investindo em conhecimento compensa, por experiência própria. E, eu acredito, o melhor ainda está para vir.
“An investment in knowledge pays the best interest”
– Benjamin Franklin

Colunista Convidado MeuCapital | Entusiasta e Investidor em Criptomoedas
Nuno Abreu nasceu no Porto em 1986. Desde 2019 que se dedica ao estudo de criptomoedas e blockchain, num percurso auto-didata, tendo-se tornado investidor no que acredita ser uma revolução tecnológica em curso. O entusiasmo pela área levou à criação de um canal de YouTube dedicado a ajudar a população portuguesa a compreender o universo das criptomoedas, e está presente em várias plataformas sociais procurando motivar as pessoas a mudarem de mindset na área dos investimentos e a revolucionarem as suas vidas.