fbpx

O esquema em pirâmide dos NFTs

⏱️ Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Non-Fungible Tokens”, ou utilizando a sua sigla de simplificação “NFTs”, caracterizam-se por serem ativos digitais únicos que representam produtos diversificados como obras de arte, cartas Pokémon, GIFS, vídeos, imagens, ténis, entre outras coisas.

No final de 2020, verificou-se um grande aumento do mercado de NFTs relativamente ao ano anterior, o que indica um rápido crescimento. Assim, inúmeros fotógrafos, cineastas e artistas digitais, influenciados pelos grandes números, investem o seu próprio dinheiro na produção de NFTs, com o objetivo de enriquecer facilmente e em pouco tempo. 

O problema é que estão a investir num esquema em pirâmide, ou seja, o que acontece realmente é uma transferência de riqueza de artistas para os bilionários que dominam o setor tecnológico.

De forma breve, para “produzir” NFTs deve, em primeiro lugar, criar uma carteira e comprar Ether (ETH) – moeda virtual que é gerida na plataforma Ethereum. De seguida, escolhem uma das vossas criações digitais e pagam cerca de $70 – $100 para tornar essa arte num NFT. Posto isto, escolhem um preço inicial e esperam pelas ofertas. 

O grande incentivo para as pessoas se envolverem é o facto de que, independentemente da plataforma que escolherem, é possível observar muitas sugestões de venda de arte digital por quantias demasiado elevadas e a sensação de que não estão a acompanhar o início de algo grande é, não só o alicerce desta experiência de NFTs, mas também um golpe de mestre de marketing.

Os NFTs têm a vantagem de convencer as pessoas a comprar um otimismo imaginário que se baseia num encantamento em massa.

Um artista digital, com um grande número de seguidores, pode conseguir um bom desempenho neste mercado, desde que se dedique à estética criptográfica. Mas, de facto, tem-se verificado que isto corresponde a uma minoria de vendedores; a maioria acaba mesmo por perder dinheiro uma vez que tornar obras de arte em NFTs implica um custo. Importa realçar que existe um grande volume de obras de arte que não se vendem e esta situação não é observada nestas plataformas.

Os artistas encorajam outros artistas a comprar a arte uns dos outros de forma a “salvar egos”. No entanto, a maioria destas plataformas acrescenta uma taxa de 3% à quantia paga pelo comprador e, de seguida, retira 15% do recebido pelo vendedor. Isto torna-se benéfico para os milionários que criaram estas plataformas em primeiro lugar.

O valor das obras de arte, que estão agora a ser vendidas como NFTs, adquiriram valor graças ao marketing, FOMO (peças que envolvem as letras FOMO sugerem urgência para comprar, vender e ser vendido), e ao grande número de compradores involuntários que perseguem de forma ativa celebridades e grandes marcas. Deste modo, o dinheiro passa por esse sistema como se fosse uma bolha, indicando a insustentabilidade do sistema. 

Torna-se evidente que a bolha vai rebentar, resta saber é quando. Para além disso, o impacto ambiental dos NFTs é elevado, e muitos artistas ignoram o facto de que os NFTs têm uma vasta pegada de carbono. 

Dado que este sistema depende de um crescimento constante, parece uma aposta segura que o valor destes ativos “raros” possa começar a cair, levando os investidores, que gastaram milhares de dólares, a tentarem obter o seu dinheiro antes do sistema entrar num completo colapso. Assim que a confiança dos investidores for afetada, o colapso pode acontecer muito rapidamente.

As criptomoedas estão desesperadas por encontrar um motivo para as pessoas trocarem os seus dólares por um sistema monetário um pouco mais imaginário, e os NFTs são a solução mais recente. Quando atingir o ponto de saturação, o mercado irá ajustar-se, automaticamente, e poderá ficar o verdadeiro caos no mercado financeiro.

Autora: Karishma Nilesh | Fonte

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

Últimas notícias

Subscreve a nossa Newsletter

Com o resumo das nossas notícias
bitcoinBitcoin
$ 60,875.00
$ 60,875.00
3.79%
ethereumEthereum
$ 4,168.46
$ 4,168.46
1.88%
binance-coinBinance Coin
$ 481.00
$ 481.00
1.31%
xrpXRP
$ 1.11
$ 1.11
1.15%
cardanoCardano
$ 2.15
$ 2.15
0.37%

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img