O défice da balança comercial portuguesa aumenta em abril

Durante o mês de abril a balança comercial portuguesa aumentou, fixando-se agora em aproximadamente 2,5 mil milhões de euros.

Segundo o INE, as exportações portuguesas aumentaram em abril 17,3% em relação ao mesmo mês do ano passado, já as importações aumentaram em 29,2% comparando com o período homólogo. Assim, a balança comercial continua a aumentar a sua situação deficitária.

Analisando as várias parcelas que compõem os dois indicadores, observa-se uma subida nas importações e exportações de fornecimentos industriais (29,7% e 26,7%, respetivamente) e de combustíveis e lubrificantes (128,4% e 95,5%, respetivamente). De realçar que não está aqui contabilizado o efeito da inflação, que principalmente na segunda parcela é significativo.

Se se excluir os combustíveis e lubrificantes, as exportações portuguesas cresceram 13,1% e as importações  18,5%, relativamente a abril de 2021. Comparando com o mês de março de 2022, as aquisições de Portugal ao exterior aumentaram 21%, enquanto as exportações aumentaram 12,3%, mostrando que a economia portuguesa está em recuperação depois da grave crise económica provocada pela pandemia.

Ao analisar mais atentamente o défice da balança comercial, que é calculado pela subtração entre as exportações e as importações, tem-se que agora se situa em 2.445 milhões de euros, aumentando cerca de mil milhões relativamente a abril de 2021 e diminuindo 16 milhões relativamente ao mês de março.

Autor: Mário Costa

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

spot_imgspot_img

Últimas notícias

Receba o ebook "Os primeiros investimentos" GRATUITAMENTE

Basta carregar no botão abaixo

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img