O combate às alterações climáticas pelos 5 mais ricos do mundo

Nos últimos anos, as alterações climáticas têm-se tornado cada vez mais uma ameaça da Humanidade e muitos recursos têm sido canalizados para remediar o problema. Um dos principais recursos é, sem dúvida, o dinheiro. Para além disso, um recente relatório das Nações Unidas revelou que cerca de 15% das emissões de gases com efeito de estufa estão diretamente relacionadas com as atividades da classe social mais rica, a qual corresponde a apenas 1% da população mundial. mas o que fazem os homens mais ricos do mundo para combater o problema?

Nesta publicação iremos mostrar o papel que os cinco empresários mais ricos do mundo têm tido no combate às alterações climáticas.

Jeff Bezos

Natural da cidade norte-americana Seattle, Jeff Bezos, de 57 anos, é o fundador da gigante Amazon e o homem mais rico do mundo, com um património avaliado em cerca de 194 mil milhões de dólares. Bezos é o  co-fundador do Global Optimism Group. Através desta iniciativa, angariou a assinatura de outras 104 empresas, para além da Amazon, com a promessa de eliminar completamente as suas emissões de carbono até 2040. 

Através da Amazon, Jeff Bezos também é responsável pela criação de um fundo de investimento de 2 mil milhões de dólares dedicado exclusivamente ao apoio de novas tecnologias que combatam as alterações climáticas.

A nível pessoal, Jeff Bezos aliou-se a outros grandes investidores para formar a Breakthrough Energy Ventures, em 2016, cujo objetivo passa por investir pelo menos mil milhões de dólares em empresas que desenvolvam tecnologias que contribuam para uma economia de emissões neutras.

Bernard Arnault

O empresário francês de 72 anos, CEO da LVMH Moët Hennessy Louis Vuitton (LVMH), empresa por detrás da marca Louis Vuitton, entre outras, com um património avaliado em quase 180 mil milhões de dólares, também tem um papel no combate às alterações climáticas. A LVMH tem objetivos de sustentabilidade através da LVMH Iniciative For Environment 260 (LIFE 360), comprometendo-se a usar 100% de energias renováveis nas suas atividades, bem como a eliminar o uso de embalagens de plástico virgem até 2026.

Elon Musk

O famoso empresário norte-americano de 49 anos, Elon Musk, CEO e fundador de empresas como a Tesla e a SpaceX, tem um património estimado em 175 mil milhões de dólares. Para além da Tesla, que se foca na produção de carros elétricos e no desenvolvimento de tecnologias inovadoras para baterias, Elon Musk tem também participação na empresa SolarCity que produz e vende energia proveniente da luz solar. 

A nível pessoal, Musk apoiou recentemente a organização sem fins lucrativos XPrize com 100 milhões de dólares, sendo o objetivo desta organização encontrar soluções para se atingir a remoção de 10 gigatoneladas de carbono da atmosfera.

Bill Gates

O empresário e filantropo norte-americano de 65 anos, Bill Gates, fundador da gigante Microsoft, tem um património avaliado em 130 mil milhões de dólares. É uma das figuras mais emblemáticas no que toca a ações filantrópicas, estando envolvido em vários projetos como a erradicação de doenças em países de terceiro mundo e a distribuição de vacinas contra o coronavírus nos países desfavorecidos, tudo através da Gates Foundation. A Microsoft comprometeu-se a utilizar apenas eletricidade proveniente de fontes renováveis a partir de 2030, bem como a tornar as suas emissões negativas. 

A nível pessoal, Bill Gates lidera o Breakthrough Energy Ventures, que inclui Jeff Bezos e outros grandes investidores. Além disso, é o autor de um livro dedicado ao tema das alterações climáticas que se intitula “How To Avoid A Climate Disaster”.

Mark Zuckerberg

O empresário de 36 anos, CEO e fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, anunciou no recente dia da Terra que a sua empresa alcançou a marca da emissão carbónica neutra. Este patamar foi alcançado através de um forte investimento na compra de energia renovável, tendo a Facebook sido considerada a maior empresa compradora de energia renovável em 2019.

A nível pessoal, Mark Zuckerberg integrou em 2015 o grupo Breakthrough Energy Coalition liderado por Bill Gates. Juntamente com a sua mulher, Zuckerberg criou a Chan Zuckerberg Initiative que já investiu cerca de 2 mil milhões de dólares em causas de caridade e em prol das energias renováveis. 

Autor: André Azevedo

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

spot_imgspot_img

Últimas notícias

Receba o ebook "Os primeiros investimentos" GRATUITAMENTE

Basta carregar no botão abaixo

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img