O ano “supremo” dos bancos: mais de 2.000 milhões de euros de lucros em 2022

As principais instituições bancárias portuguesas tiveram o “super ano” em 2022. Lucros e mais lucros… Em 2022, os principais bancos portugueses totalizaram lucros na ordem dos 2.000 milhões de euros, o que se traduz num aumento de 52% face ao ano de 2021. Para o melhor ano de sempre do setor contribuíram vários fatores, contudo é de relevo destacar em todos eles o papel da subida das taxas de juro, a qual fez a margem financeira disparar 30%.

Quatro dos cinco principais bancos portugueses apresentaram lucros sem precedentes

Tendo em conta as informações fornecidas, é possível concluir que quatro dos cinco principais bancos portugueses apresentaram em 2022, lucros sem precedentes. E porquê quatro em cinco? O Novobanco apenas apresenta as suas contas no dia 9 de março de 2023, contudo já se sabe que irá apresentar lucros recorde, estando aberta a possibilidade de serem os melhores da banca privada. 

5,5 milhões de euros por dia

Considerando o valor total dos lucros das principais instituições bancárias em Portugal podemos concluir que estas lucraram mais de 5,5 milhões de euros. Contudo, nem todos bancos ostentam o mesmo patamar de rentabilidade.

BCP: lucro acima dos 200 milhões

Comparativamente com os seus homólogos, o BCP, banco liderado por Miguel Maya, apresentou o lucro mais baixo, o qual se situa pouco acima dos 200 milhões de euros. Todavia, o referido valor de lucros representa uma subida de 50% face a 2021.

Caixa Geral de Depósitos: lucros (quase recorde) de 843 milhões de euros

Já a Caixa Geral de Depósitos apresentou um lucro de 843 milhões de euros, o que irá permitir entregar ao Estado o maior dividendo da sua história, ou seja, 352 milhões de euros em cash juntamente com o edifício-sede, o qual está avaliado em mais de 300 milhões de euros. 

Santander Totta: lucro de mais de 600 milhões de euros

O banco Santander Totta duplicou em 2022 os seus lucros, perfazendo um total de mais de 600 milhões de euros. O CEO do Santander Totta, Pedro Castro e Almeida não refere ainda que parte destes lucros irá para a casa-mãe do banco em Espanha.

BPI: lucro de 365 milhões em 2022

O último, mas não esquecido, dos quatro principais bancos portugueses que já apresentaram os seus lucros recorde de 2022, totalizou um lucro na ordem dos 365 milhões de euros em 2022. De salientar que do total de lucros obtidos pelo BPI, cerca de 285 milhões de euros serão alocados para o também espanhol CaixaBank.

Perspetivas para 2023

Apesar dos resultados estratosféricos obtidos em 2022, os principais bancos portugueses iniciaram o ano de 2023 com perdas de 2,5 mil milhões de euros, devido às famílias estarem a retirar o dinheiro do banco não só para investirem nos cada vez mais atrativos Certificados de Aforro, como também, para amortizarem o crédito à habitação e consequentemente atenuar a subida da prestação da casa.

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

spot_imgspot_img

Últimas notícias

Receba o ebook "Os primeiros investimentos" GRATUITAMENTE

Basta carregar no botão abaixo

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img