O Alentejo poderá ter uma central de dessalinização

Com a seca a afetar Portugal, está a ser pensada a instalação de uma central de dessalinização no litoral alentejano, o principal objetivo é obter a partir do oceano água potável que possa ser utilizada para consumo.

Em Agosto quase a totalidade do país encontrava-se em situação de seca, no final do mês passado, já só cerca de 62% do país encontrava-se numa situação de seca, tendo 29% evoluído para uma situação de normalidade e cerca de 9% entrou numa situação de chuva moderada.

Esta situação levou o governo a tomar medidas de racionalização de água e formas de encontrar fontes de água potável. 

Com isto, depois do Algarve, agora é a vez do Alentejo ver, no âmbito do PPR, ser ponderada a criação de uma central de dessalinização para colmatar a falta de água potável no litoral alentejano. Esta informação é dada por Duarte Cordeiro, numa audiência ocorrida na Assembleia da República, no âmbito da discussão do Orçamento do Estado para 2023.

Este diz que está a ser estudada a “possibilidade da existência de uma central dessalinizadora para a zona do litoral alentejano”, para mitigar o efeito seca, numa região que está a ser fortemente pressionada pelo setor do turismo, produção industrial e agrícola.

A primeira central de dessalinização operada em território nacional, será inaugurada em 2026 no Algarve, a obra, avaliada em 45 milhões de euros, encontra-se atualmente na fase de desenvolvimento dos estudos necessários para se poder colocar a empreitada a concurso.

No caso alentejano, este seria mais um dos projetos para mitigar os efeitos da inflação, depois do investimento de 57 milhões de euros na interligação do Alqueva com o sistema de abastecimento Sado e Mira.

Este projeto poderia ser comportado pelos fundos do PPR, mas também por investidores privados, aliás vários investidores relacionados com a agricultura mostraram algum interesse no projeto.  Também na região do Oeste está a ser planeado pelas Águas de Portugal um estudo para um projeto de dessalinização de água do mar.

spot_imgspot_img

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

spot_imgspot_img

Últimas notícias

Subscreve a nossa Newsletter

Com o resumo das nossas notícias

Artigos Relacionados

spot_img