Com a seca a afetar Portugal, está a ser pensada a instalação de uma central de dessalinização no litoral alentejano, o principal objetivo é obter a partir do oceano água potável que possa ser utilizada para consumo.
Em Agosto quase a totalidade do país encontrava-se em situação de seca, no final do mês passado, já só cerca de 62% do país encontrava-se numa situação de seca, tendo 29% evoluído para uma situação de normalidade e cerca de 9% entrou numa situação de chuva moderada.
Esta situação levou o governo a tomar medidas de racionalização de água e formas de encontrar fontes de água potável.
Com isto, depois do Algarve, agora é a vez do Alentejo ver, no âmbito do PPR, ser ponderada a criação de uma central de dessalinização para colmatar a falta de água potável no litoral alentejano. Esta informação é dada por Duarte Cordeiro, numa audiência ocorrida na Assembleia da República, no âmbito da discussão do Orçamento do Estado para 2023.
Este diz que está a ser estudada a “possibilidade da existência de uma central dessalinizadora para a zona do litoral alentejano”, para mitigar o efeito seca, numa região que está a ser fortemente pressionada pelo setor do turismo, produção industrial e agrícola.
A primeira central de dessalinização operada em território nacional, será inaugurada em 2026 no Algarve, a obra, avaliada em 45 milhões de euros, encontra-se atualmente na fase de desenvolvimento dos estudos necessários para se poder colocar a empreitada a concurso.
No caso alentejano, este seria mais um dos projetos para mitigar os efeitos da inflação, depois do investimento de 57 milhões de euros na interligação do Alqueva com o sistema de abastecimento Sado e Mira.
Este projeto poderia ser comportado pelos fundos do PPR, mas também por investidores privados, aliás vários investidores relacionados com a agricultura mostraram algum interesse no projeto. Também na região do Oeste está a ser planeado pelas Águas de Portugal um estudo para um projeto de dessalinização de água do mar.

Mário Costa, estudante do 1º ano do Mestrado em Finanças na FEP, Financial Content Writer na MeuCapital e Membro do Departamento de Corporate Finance no FEP Finance Club. É escuteiro desde os 9 anos e ao longo dos anos desenvolveu um forte interesse pela área financeira, tendo por a missão de contribuir para uma maior literacia financeira em Portugal.