Nvidia faz o primeiro stock split em quase 14 anos

⏱️ Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Stock split, ou divisão de ações, ocorre quando uma empresa divide as ações existentes em várias novas ações para aumentar a liquidez das mesmas. Embora o número de ações em circulação aumente em um múltiplo específico, o valor total em dólares das ações permanece o mesmo em comparação com os valores anteriores ao desdobramento. A Nvidia decidiu realizar o seu primeiro stock split em 14 anos.

A fabricante americana de chips propõe dividir ações num rácio de 4:1 após reportar elevados ganhos, impulsionados pela Inteligência Artificial. A Nvidia ($NVDA) anunciou, na sexta-feira, planos para a maior stock split da sua história, propondo dar aos investidores três ações adicionais para cada uma que possuem atualmente. A proposta de divisão das ações vai a votos na assembleia anual da empresa a 3 de junho. A Nvidia já dividiu as suas ações por quatro vezes entre 2000 e 2007, mas nunca uma divisão atingiu a proporção de 4 para 1. Em 2000, 2001 e 2006 foram de 2 para 1 e em 2007 foi de 3 para 2.

Desde a última divisão, as ações da Nvidia aumentaram 1.640,7%; no mesmo período, o índice americano S&P 500 aumentou 183%, de acordo com o grupo Dow Jones Market Data. Nos últimos cinco anos, as ações da Nvidia sofreram uma valorização de cerca de 1.260%, isto porque durante este período de tempo a empresa provou ser uma das líderes de mercado nas indústrias de chips e Inteligência Artificial, o que motivou os investidores.

No ano fiscal completo mais recente, terminado no final de janeiro, a Nvidia registou vendas de 16,68 mil milhões de dólares, cerca de 5 mil milhões de dólares a mais do que havia registado no ano anterior. Os analistas esperam que, neste ano fiscal, a Nvidia ultrapasse 20 mil milhões de dólares em vendas anuais pela primeira vez na sua história, com a estimativa média atual de 22,42 mil milhões de dólares, de acordo com a FactSet. Depois de um lucro recorde de 4,33 mil milhões de dólares no ano passado, os analistas esperam um lucro anual de aproximadamente 7 mil milhões de dólares este ano.

Autor: Fábio Lopes

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

Última notícias

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img