Fonte da imagem: SportingNews
É o Mundial mais caro de sempre e, provavelmente, aquele com mais polémicas.
A competição, que arrancou no dia 20 de novembro, está envolvida em demasiadas polémicas para serem resumidas numa só notícia.
O aparecimento de novas informações e histórias controversas ao longo das últimas semanas fez, no entanto, aumentar a “temperatura” e subir o tom das críticas.
O evento custou 225 mil milhões de euros e a vida de mais de 6,5 mil migrantes em construções relacionadas com o torneio.
O então presidente da FIFA, Joseph Blatter, justificou na altura as escolhas com a aposta em “novos territórios”, mas, anos mais tarde, admitiu que a realização do Mundial no Qatar, primeiro país do Médio Oriente a receber a prova, tinha sido “um erro”, opinião partilhada por milhões de pessoas espalhadas pelos quatro cantos do globo.
Mas, uma vez realizado, vamos a números
Quase quatro milhões de pessoas assistiram ao primeiro jogo da seleção portuguesa no Mundial2022, no Qatar, com o Gana, que foi transmitido pela TVI
De acordo com a Universal McCann, “a transmissão deste jogo pela TVI foi uma boa aposta para o canal, uma vez que registou um share de 22,2%, um aumento de 6,8 pontos percentuais face à média acumulada do mês de outubro”.
No entanto, o primeiro jogo da equipa das quinas “registou menos audiência quando comparado com os jogos de estreia de outros campeonatos como o Euro 2020 e o Mundial de 2018”, muito se devendo ao invulgar horário, uma vez que foi realizado em dia da semana, num horário laboral.
Portugal- Uruguai
A RTP1 emitiu o jogo de Portugal com o Uruguai, onde a vitória sorriu para o nosso lado, contou com um total de 5,3 milhões de espectadores a assistir, com uma audiência média de 3,6 milhões e ‘share’ de 66%.
Já a Sport TV, outra televisão nacional que está em cargo da transmissão do mundial 2022, registou um total de 300 mil espectadores, com uma audiência média de 188 mil e apenas 3,5% de ‘share’.
Por fim, o último jogo
A SIC, mostra a análise da Carat, registou uma audiência de 1 milhão 883 mil telespectadores (19,9% aud. média) com 60,3% de share. Seis em cada 10 pessoas que viam televisão nessa faixa horária estavam sintonizados na SIC.
Já na Sportv1, segundo a Carat, assistiram à infeliz derrota da seleção nacional cerca de 154 mil telespectadores acompanharam a transmissão.

João Fonte, 20 anos, natural da Póvoa de Varzim. Atualmente frequento o 3º ano da licenciatura em Gestão na FEP e pretendo seguir mestrado em Finanças. Com um gosto particular pela aventura e a descoberta de novos horizontes, estou a realizar mobilidade internacional, através do programa Erasmus +, na School of Economics and Business Ljubjana. Dado o meu interesse pela área financeira, ingressei na Meu Capital em março de 2022. Tem sido uma experiência fantástica, através da qual tenho aprendido a saber gerir melhor o meu tempo e a aprender sempre mais sobre uma das áreas mais interessantes a nível mundial.