O número de trabalhadores em regime de layoff aumentou em janeiro para 3.509, o que perfaz um aumento de 21,9% face a dezembro de 2022 e de 16% comparativamente com janeiro de 2022.
3.509 pessoas
De acordo com a síntese estatística elaborada pelo Gabinete de Planeamento e Estratégia do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, em janeiro de 2023 foram atribuídas prestações de layoff a 3.509 pessoas. Comparativamente com dezembro de 2022, podemos observar um acréscimo de 630 trabalhadores abrangidos pelo regime de layoff.
Alguns dados do regime de layoff
Em janeiro de 2023, das 3.509 pessoas que receberam prestações de layoff cerca de 2.535 estavam em regime de redução de horário de trabalho, enquanto que 974 pessoas estavam com o contrato de trabalho suspenso. De salientar que as referidas prestações de layoff foram processadas a 201 entidades empregadoras, o que representa um acréscimo de 16% face a dezembro de 2022.
Em que consiste o regime de layoff?
O layoff, o qual está previsto no Código do Trabalho, tem origem na redução temporária dos períodos normais de trabalho ou na suspensão dos contratos de trabalho por iniciativa das empresas em situação de crise. Os trabalhadores abrangidos por este regime têm direito a receber uma compensação retributiva mensal igual a dois terços do seu salário normal líquido, com uma garantia de um valor mínimo igual ao salário mínimo nacional.

Patrícia Neves, 24 anos, natural de Coruche no distrito de Santarém. Licenciada em Jornalismo e apaixonada pela escrita. Tem experiência como Content Writer and Content Producer e gosto de todos os temas que estejam relacionados com o mundo. Além disso, desenvolvi, por intermédio de experiências e formação, interesse nas áreas da economia e finanças.