O petróleo voltou às subidas e com ele o aumento do preço dos combustíveis volta a ser uma realidade na próxima semana.
Os consumidores vão voltar a pagar mais com o aumento dos custos do conhecido “ouro negro”, quando se dirigirem aos postos de abastecimento já a partir da próxima segunda-feira.
Quais serão os aumentos a registar?
Contrariando a tendência das últimas semanas, o gasóleo deverá registar um aumento inferior ao aumento da gasolina. Desta feita, o aumento do preço do gasóleo deverá corresponder a 1,5 cêntimos, enquanto que a gasolina deverá ficar 2,5 cêntimos mais cara.
Desta forma, com base nas indicações da Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), o preço por litro do gasóleo simples deverá rondar em média os 1,752 euros e a gasolina simples 95 os 1,713 euros médios por litro, valores que já consideram os descontos aplicados pelas gasolineiras.
Importa, contudo, notar que tendo em conta o fecho das cotações do brent esta sexta-feira e o comportamento do mercado cambial, os preços dos combustíveis podem ainda sofrer um ajustamento. Tome ainda nota que estes são valores médios e que cada gasolineira toma a liberdade de praticar os valores que pretende. Por isso pesquise bem antes de abastecer.

Ana Rita Ribeiro é licenciada em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC), e frequenta atualmente o 2º ano do Mestrado em Finanças na Universidade de Aveiro. Com forte paixão pela área financeira e na procura pela promoção de uma maior literacia financeira, integra a equipa da MeuCapital desde outubro de 2021.