Nova Central Fotovoltaica de Valongo com parecer favorável da APA

Portugal vai ter mais uma instalação para a produção de energia renovável, a Central fotovoltaica de Valongo teve parecer favorável da Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

Continuam os investimentos no nosso país em energias renováveis, desta vez será um projeto ligado à energia solar, com uma nova Central Fotovoltaica a ter “luz verde” de uma Comissão de Avaliação da APA para avançar.

 O projeto será localizado no concelho de Valongo com 51 hectares de área, representa um investimento de 14,2 milhões de euros, um prazo de execução de 12 meses e 30 anos de vida útil. Este investimento será concretizado pela Compatiblespirit, que desenvolve a sua atividade principal no âmbito de produção de eletricidade de origem renovável (solar, eólica, etc.). Quando entrar em pleno funcionamento espera-se que venham a ser produzidos 43,258 GWh/ano de energia.

No final do ano passado, a Câmara de Valongo tinha-se posicionado contra a instalação da central, alegando “elevados impactos negativos” que poderão “implicar a destruição de ‘habitats’ que deveriam ser preservados e mesmo recuperados”, aludindo ao facto deste projeto poder implicar a destruição de vários sobreiros, entre outras árvores. 

No entanto, agora a APA vem dizer que “área sensível mais próxima, Área de Paisagem Protegida Regional do Parque das Serras do Porto dista cerca de quatro quilómetros a sul da Central”, e que por isso não deverá representar um perigo para a fauna e para a flora local. Quanto aos impactos geológicos do projeto é referido que serão registados principalmente na fase de construção e não apresentam um risco irreversível. 

O principal impacto negativo apontado pelo estudo da APA é relacionado com a população local, identificando “perturbação na atividade turística e a perturbação da qualidade de vida dos habitantes, visitantes e trabalhadores das povoações próximas à empreitada”, no entanto, é também referido que estes riscos terão “magnitude reduzida, temporários e pouco significativos a significativos (os associados à atividade turística)”.


DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

spot_imgspot_img

Últimas notícias

Receba o ebook "Os primeiros investimentos" GRATUITAMENTE

Basta carregar no botão abaixo

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img