Nokia chega a acordo com a Lenovo em litígio de patentes

A Nokia finalmente chegou a acordo esta quarta-feira com o Lenovo Group, encerrando um litígio de patentes que já perdurava por vários anos em diversas jurisdições.

A Nokia Technologies ($NOK) intentou a sua primeira ação judicial contra a Lenovo Group ($LNVGY) em 2019, em virtude de uma alegada violação de 20 patentes de tecnologia de smartphones e de multimédia por parte da Lenovo Group.

Era desconhecido o número total de processos pendentes. Houve, no entanto, casos nos Estados Unidos da América, Brasil, Índia e, pelo menos, 6 casos na Alemanha, um dos quais resultou na retirada de vários produtos da Lenovo nas grandes superfícies de distribuição alemãs e nas lojas de comércio a retalho.

A presidente da Nokia Technologies ($NOK), Jenni Lukander, não escondeu a satisfação da Nokia com o acordo celebrado. Num comunicado de imprensa por parte do grupo Nokia, Jenni Lukander considera que “o acordo reflete os investimentos de décadas da Nokia em R&D (Research and Development)”. Foi com grande apreço e respeito que presenciou “o espírito construtivo que a Lenovo trouxe às (…) negociações” e com isso espera que ambas as empresas possam “trabalhar juntas para trazer mais inovação aos seus usuários e consumidores em todo o mundo”.

Com este acordo, a Lenovo poderá usufruir de uma parte das patentes da Nokia relacionadas com tecnologias de multimédia e smartphones, em troca de uma retribuição financeira à tecnológica finlandesa. Não foram, porém, revelados os detalhes financeiros do acordo.

O diretor do departamento de Propriedade Intelectual da Lenovo Group ($LNVGY), John Mulgrew, também não escondeu a alegria e satisfação com o presente acordo, que afirma refletir “o valor da liderança tecnológica da Nokia, como o investimento em inovação 5G da Lenovo”. O acordo “vai permitir que as empresas colaborem para beneficiar os consumidores em todo o mundo”, acrescentou.

Importa referir que o portfólio de patentes da Nokia é composto por 20.000 famílias de patentes, sendo 3.500 famílias relacionadas com o 5G. Estes valores são o reflexo de um investimento de 129 mil milhões de euros em pesquisa e desenvolvimento tecnológico nas últimas décadas.

De acordo com um relatório de pesquisa do mês passado para a TipRanks, da autoria do analista Tim Savageaux, da Northland Securities, “a amplitude do portfólio da Nokia ($NOK) oferece sinergias e a posição competitiva da empresa nos mercados permanece forte”.

Autor: Pedro Pereira da Silva

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

spot_imgspot_img

Últimas notícias

Receba o ebook "Os primeiros investimentos" GRATUITAMENTE

Basta carregar no botão abaixo

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img