Fonte da imagem: Tecmundo
Foi no passado domingo que a Nokia anunciou que vai haver mudanças na imagem de marca que se manteve inalterada nos últimos 60 anos.
O novo logótipo inclui cinco formas diferentes que compõem a palavra Nokia e o “velho” tom azul é substituído por novas cores que dependem da utilização. Pela primeira vez em quase seis décadas, a empresa finlandesa anunciou mudanças na sua imagem, focada num crescimento mais agressivo da marca.
“Havia uma associação a smartphones e atualmente somos uma empresa de tecnologia corporativa”, afirmou o diretor executivo, Pekka Lundmark, numa entrevista à agência Reuters, na véspera da Mobile World Congress (MWC), a maior feira mundial de telecomunicações móveis, em Barcelona.
Depois de assumir o controlo da empresa em 2020, Lundmark estabeleceu uma mudança de rumo na estratégia que se seguia até então. Embora a Nokia continue com o objetivo de vender equipamento para empresas no ramo das telecomunicações, o CEO não se quer ficar por aí e quer que esses equipamentos cheguem a outras empresas.
“No ano passado tivemos um crescimento de 21% no setor empresarial, que representa atualmente 8% das nossas vendas, ou seja, cerca de dois milhões de euros. Queremos chegar aos dois dígitos o mais rápido possível”, disse o CEO.
Entretanto, a empresa que gere a marca, a HMD Global Oy, anunciou no sábado que vai abrir uma fábrica de smartphones na Europa, para trazer a produção de aparelhos 5G para o velho continente. A Europa não tem produção de larga escala uma vez que as grandes companhias, como a Apple e a Samsung, produzem os seus smartphones na Ásia para poupar nos custos.
A empresa não revelou mais detalhes quanto à futura localização da fábrica.

Francisco Castilho, 20 anos, natural de Coimbra. Atualmente frequenta o 2ºano da licenciatura em Gestão pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC). Terminou recentemente um programa de embaixadores numa empresa de estratégia e marketing digital (Triber Academy), desempenhado a função de digital marketing copywriter. As áreas dos investimentos, finanças pessoais e análise fundamental de empresas são as que mais constam nos seus artigos e procura aprender mais com as diversas temáticas que surgirão na MeuCapital.