fbpx

Nike decide abandonar a Rússia em definitivo

⏱️ Tempo estimado de leitura: 2 minutos

A Nike (NKE), famosa empresa de roupa e calçado desportivo norte-americana, anunciou as suas intenções de terminar definitivamente todas as operações em território russo, segundo um comunicado emitido na passada quinta-feira, via e-mail.

A multinacional desportiva segue os passos de um conjunto de empresas que já tomaram a decisão de abandonar o mercado russo, onde se incluem a McDonald’s e a Starbucks, como mecanismo de boicote a esta economia e forma de resposta à invasão à Ucrânia.

Acredita-se que o facto de tantas empresas estrangeiras terem anunciado, recentemente, a sua saída de território russo advenha das potenciais sanções futuras impostas por Moscovo.

Espera-se que as referidas punições sejam aprovadas e comunicadas nas próximas semanas e que incluam multas e congelamento de ativos a multinacionais que pretendam encerrar as suas atividades na Rússia.

O referido comunicado vem colocar um ponto final num processo que havia sido iniciado pela Nike pouco tempo depois da primeira invasão russa à Ucrânia, a 24 de fevereiro.

Numa primeira fase, a 1 de março, a gigante desportiva informou os seus clientes de que não poderia garantir a entrega de encomendas na Rússia impossibilitando, na prática, as compras dos seus produtos através do website.

Seguiu-se, ainda durante o mês de março, a decisão de suspender temporariamente as operações nomeadamente ao nível das lojas físicas próprias da marca.

Mais tarde, a 25 de maio, anunciou que não iria renovar o contrato de franchise com o Inventive Retail Group (IRG), detentor de grande parte das lojas de retalho da Nike na Rússia, apontando, cada vez mais, para o desfecho que é agora conhecido: o abandono definitivo.

Esta decisão deverá ter um maior impacto a nível simbólico do que nos resultados da empresa já que, em conjunto, o mercado ucraniano e russo constituem menos de 1% do volume de negócio da Nike.

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

Últimas notícias

Subscreve a nossa Newsletter

Com o resumo das nossas notícias
bitcoinBitcoin
$ 23,917.41
$ 23,917.41
0.98%
ethereumEthereum
$ 1,877.31
$ 1,877.31
1.78%
xrpXRP
$ 0.376378
$ 0.376378
0.03%
cardanoCardano
$ 0.563831
$ 0.563831
1.05%

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img