Neuralink de Elon Musk pôs macaco jogar um videojogo apenas com a força do seu cérebro

A Neuralink, startup criada por Elon Musk em 2016, lançou, na passada sexta-feira, um vídeo que mostra um macaco a jogar um videojogo apenas com a força da sua atividade neurológica. Isto foi possível após este receber implantes em ambos os lados do cérebro da nova tecnologia que a empresa desenvolveu, tecnologia esta que permite a receção e descodificação dos sinais elétricos emitidos pelo córtex cerebral do animal.

A experiência teve como base um macaco que havia sido treinado para jogar o videojogo com um joystick, instrumento este que foi posteriormente desligado deixando-o sem qualquer forma de controlo manual sobre a máquina. Através da interpretação da atividade cerebral do animal foi possível perceber o movimento que este queria fazer com a mão e, dessa forma, passar a indicação para a máquina.

O objetivo deste primeiro produto da Neuralink passa, segundo Elon Musk, pelo desenvolvimento de uma nova tecnologia que permita que pessoas com paralisia motora tenham capacidade de usar um telemóvel como pessoas sem essa inabilidade: “O primeiro produto da Neuralink vai permitir que alguém com paralisia use um smartphone com a sua mente mais rapidamente que alguém com os seus polegares.” afirmou o reconhecido empreendedor na rede social twitter.

A missão assumida desta startup é, no longo prazo, conseguir ajudar no tratamento de condições neurológicas como o Alzheimer, demência ou até mesmo lesões da medula espinhal. Esta espera ser capaz de o fazer através de uma fusão cada vez maior e eficiente entre o ser humano e as tecnologias artificiais, fazendo com que esta segunda complemente a primeira, contribuindo assim para o aperfeiçoamento Humano.


Autor: César Dias Fernandes

spot_imgspot_img

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

spot_imgspot_img

Últimas notícias

Subscreve a nossa Newsletter

Com o resumo das nossas notícias

Artigos Relacionados

spot_img