A gigante empresa de streaming Netflix está, pela primeira vez, a desenvolver um sistema que impede os consumidores de partilhar a palavra-passe da sua conta.
A empresa realiza centenas de testes com consumidores anualmente, tendo-se o mais recente baseado não só no combate à partilha de palavras-passe como na segurança das contas dos utilizadores. “Este teste tem o objetivo de assegurar que quem usa uma conta Netflix tem autorização para o fazer” afirma a empresa.
De acordo com um estudo realizado pela firma Magid, cerca de 33% dos utilizadores da Netflix partilham a sua palavra-passe com pelo menos uma pessoa. O plano base para utilizar a Netflix em apenas um ecrã custa 7,99€ mensalmente, no entanto as versões “Standard” e “Premium” custam respetivamente 10,99€ e 13,99€ mensalmente e já permitem a visualização em simultâneo de 2 e 4 ecrãs.
Até hoje, a empresa não tinha dado a devida importância à partilha de palavras-passe devido ao facto pelo qual os números de utilizadores crescem de dia para dia e o valor das suas ações no mercado também teve um crescimento significativo.
No início deste ano, a Netflix anunciou que atingiu o patamar dos 200 milhões de utilizadores em todo o mundo, no entanto a valorização das suas ações em 2020 foi inferior o famoso índice S&P 500, uma vez que a grande maioria dos investidores optou por não investir em “growth stocks” num ano pandémico.
A indústria de streaming tem sido um setor em crescimento que capta bastante atenção especialmente com as novas concorrentes à Netflix: a Disney +, a HBO Max da AT&T, a Peacock da NBCUniversal e a Paramount + da ViacomCBS.
Autor: Vicente Azevedo | Fonte

Vicente Gonçalves de Azevedo, 19 anos, natural do Porto. Estuda no 1º ano da Licenciatura de Economia na Faculdade de Economia do Porto e desde fevereiro de 2021 que trabalha para a NewCapital como Team Leader na equipa de Management.