Negociação de petróleo dominada pela instabilidade

Após a negociação do crude ter arrancado a semana com ganhos, face à expectativa de um possível alívio na política chinesa de Covid Zero, no início do mês de dezembro, a negociação de petróleo apresentou-se totalmente dominada pela instabilidade.

Entendimento em relação ao petróleo ainda distante

A poucos dias de acontecer a reunião dos países exportadores de petróleo, bem como dos seus aliados (OPEP+), que se realiza já este domingo, dia 4 de dezembro, ainda não existem sinais evidentes de uma possível decisão do grupo. 

Em declarações à Bloomberg, James Whistler, managing director na Vanir Global Markets, refere que se “vai precisar de um melhor entendimento dos passos reais da China” face à situação do Covid-19, antes mesmo de se poder tomar qualquer decisão relativamente aos níveis de produção.

Apesar de se ter apresentado na manhã de dia 1 de dezembro repleta de quedas, em Londres, pelas 08h56, o Brent do Mar do Norte – que é a referência para as importações europeias -, crescia 0,3% para os 87,23 dólares por barril. Já o West Texas Intermediate (WTI), que representa o benchmark para os Estados Unidos, crescia 0,34% passando para os 80,82 dólares.

Preços do gás natural continuam a aumentar

Já no que se refere aos preços do gás natural, pode-se referir que a vaga de frio que tem afetado a Europa, acaba por se traduzir num aumento dos seus preços. Após um mês de novembro relativamente ameno em Portugal Continental, as temperaturas para este último mês do ano “prometem” baixar consideravelmente, dando ainda mais força para a negociação deste recurso energético.

Note-se, neste plano, que o gás para entrega em um mês, negociado em Amesterdão, e referência para o mercado europeu, crescia a um ritmo de 4,5% passando, pelas 07h25 de Lisboa do dia 1 de dezembro, para os 153 euros por megawatt por hora. É de esperar, portanto, que os preços neste mês se mantenham a um ritmo crescente.

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

spot_imgspot_img

Últimas notícias

Receba o ebook "Os primeiros investimentos" GRATUITAMENTE

Basta carregar no botão abaixo

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img