Depois do navio porta-contentores da empresa Ever Green ser parcialmente arrancado do Canal de Suez, observou-se uma diminuição dos preços do petróleo em Hong Kong, segundo a CNN Business.
Os futuros do petróleo brent, o benchmark global, e os futuros do West Texas Intermediate, o benchmark americano caíram 2%, para 63,28$ e 59,77$ o barril, respetivamente.
Este navio de 220 mil toneladas ficou preso durante quase uma semana na diagonal da seção sul do canal devido a ventos fortes e a uma possível falha técnica. Contudo a Autoridade do Canal do Suez afirma que o navio que bloqueia o canal egípcio já se encontra quase todo desalojado, uma vez que foi possível movê-lo em 80% e afastá-lo da margem do canal 102 metros.
O Canal do Suez, no Egito, é uma das artérias comerciais mais vitais do mundo, tornando-se uma das rotas intercontinentais mais usadas por navios de grande porte.
Esta segunda-feira, Jeffrey Halley, analista de mercado sénior da Ásia-Pacífico da Oanda, afirma que “as negociações devem continuar voláteis“. Acrescentou também “Os efeitos colaterais ainda estão a afetar o comércio mundial, nomeadamente os preços do petróleo na sexta-feira.”
Halley prevê ainda que os mercados de ações possam começar possam também ser afetados em breve. “Os desenvolvimentos do Canal do Suez vão favorecer os mercados de ações asiáticos e também europeus”, escreveu Halley.
O Nikkei 225 (N225) do Japão e Shanghai Composite da China (SHCOMP) subiram 0,7% e 0,6%, respetivamente, enquanto que o Hang Seng (HSI) de Hong Kong e o Kospi da Coreia do Sul (KOSPI) caíram 0,2%.
Autora: Inês Pereira | Fonte: CNN