“Para o ano é que vai ser!”
Neste artigo, em vez de falar sobre investimentos ou criptomoedas, quero deixar-vos uma mensagem de Feliz Natal e, mais importante ainda, dizer-vos algo que considero ser a diferença entre concretizares um sonho ou ficares “parado no tempo” à espera que algo aconteça! Nesta época natalícia as pessoas costumam fazer resoluções para o novo ano que se aproxima, pensam nas possibilidades que ele potencialmente trará e acreditam que “para o ano é que vai ser”, a partir do dia 1 de Janeiro “será diferente”, no próximo ano vamos arranjar as forças e a motivação necessárias para mudar de rumo, de trabalho, de estilo de vida…enfim, vai ser o ano da mudança, da realização dos sonhos e em que finalmente todos os desejos se vão concretizar!…
Porque não começar já?!
Mas, o que te impede de começar hoje?!…O que não te permite escrever já a primeira linha do teu futuro livro, ou gravar as primeiras cenas da tua curta-metragem?! E a resposta é …perfeição! Sim, em muitos casos o início da concretização de um sonho é adiado porque queremos simplesmente “começar em grande”, começar com um produto já acabado, iniciar com algo que vai ser visto como atrativo, fantástico, único, imperdível…desde o início! E, nessa procura pela perfeição na teoria, no papel, nos pensamentos… esquecemo-nos do mais importante: começar, agir… hoje!
Exemplo real
Dou-vos um exemplo, o meu exemplo! Depois de anos a estudar criptomoedas tive, a certa altura, a vontade de criar um canal de Youtube dedicado ao tema devido à escassez de informação séria, estruturada e com sequência lógica em Portugal. Mas, esse objetivo de criar o canal foi sendo protelado. E foi adiado porquê?! Queria começar com impacto, de uma forma perfeita! Estudei o algoritmo do Youtube (também conhecido por SEO), vi dezenas de vídeos sobre como começar um canal, como fazer uma boa thumbnail, como conseguir que um vídeo apareça nas primeiras páginas do motor de busca mesmo sendo um canal pequeno…enfim, tenho ainda hoje uma lista considerável de apontamentos que resultaram desse estudo intensivo. Passados alguns meses o resultado de tudo isso foi “uma mão cheia de nada”. Não tinha nome, não havia logótipo e nem sequer tinha feito um único vídeo! E fui adiando. Até que um dia, vi um vídeo do Caio Vicentino (YouTuber brasileiro que aborda as criptomoedas); uma live dele a chorar ao visualizar o seu primeiro vídeo! Fui espreitar e…era medonho! E eu pensei, se ele está no patamar alto que está e começou assim eu também consigo! E foi aí que, finalmente, comecei: fiz o meu primeiro vídeo!!! Foi bom?! Não, foi tão mau que nem imagem tinha (a minha câmara no portátil é daquelas escondidas no teclado e nem sabia!).
A perfeição vem da constância e da consistência
Não queiras começar perfeito, isso é impossível no teu primeiro livro, filme, vídeo do YouTube ou qualquer outra coisa a que te propões fazer! O importante é começar; começar com o que tens, dando o teu melhor, mas sempre com a noção de que, muito provavelmente, esse início estará muito longe de ser algo perfeito. E isso é normal, acontece com todos! Voltando ao meu exemplo, depois daquele “flop” do primeiro vídeo, encontrei a câmara, gravei um segundo vídeo já com som e imagem; mais tarde melhorei o meu cenário, depois comprei um micro para o som ficar com menos eco; fui ainda aumentando a qualidade e a quantidade de efeitos visuais/sonoros e, a par de tudo isto, fui ficando naturalmente mais confortável à medida que o tempo foi passando! Mas, para isso acontecer, precisas manter a frequência a que te propões para o teu projeto e tens que manter esse esforço por melhorar a cada passo. É, por isso, a constância e a consistência que te levam mais perto da perfeição!
Don’t overthink!
Em busca da perfeição começamos a pensar e a pensar e a pensar… e aqui o conselho (natalício e para a vida) é: “don´t overthink”, que é como quem diz, não penses demasiado! Começa a fazer, dá o primeiro passo… o importante é esse primeiro passo! Desde que seja na direção certa! Desde que apontes para o lado certo o importante é arrancares! Depois disso, vais ajustando as coisas à medida que caminhas! Porque, mesmo que vás por um caminho mais sinuoso antes de apanhar a autoestrada ao longo do percurso, vais na direção certa! Vais para o lado do sucesso, corrigindo os teus defeitos, “limando as arestas”. Boas Festas e, em jeito de resumo…
“STOP THINKING, START MOVING”
ROB DIAL in “The Mindset Mentor”

Colunista Convidado MeuCapital | Entusiasta e Investidor em Criptomoedas
Nuno Abreu nasceu no Porto em 1986. Desde 2019 que se dedica ao estudo de criptomoedas e blockchain, num percurso auto-didata, tendo-se tornado investidor no que acredita ser uma revolução tecnológica em curso. O entusiasmo pela área levou à criação de um canal de YouTube dedicado a ajudar a população portuguesa a compreender o universo das criptomoedas, e está presente em várias plataformas sociais procurando motivar as pessoas a mudarem de mindset na área dos investimentos e a revolucionarem as suas vidas.