Mudanças à vista no setor das seguradoras

O padrão contabilístico International Financial Reporting Standards 17 (IFRS 17) a ser aplicado pelas seguradoras em 2027 conduzirá a avultados custos para o setor, estando assim previstos encargos na ordem dos 17 milhões de euros. A Willis Towers Watson (WTW), consultora na área dos seguros, avança ainda que as estimativas indicam que os custos da introdução desta norma podem variar entre 17 e 22,6 mil milhões de euros.

A nível internacional as seguradoras afirmam que a introdução da nova norma levará a grandes mudanças e a custos elevados e que, embora nos últimos tempos já se verifiquem algumas mudanças, ainda existe um longo caminho a percorrer.

A IFRS 17 traz consigo alterações na definição de princípios, alterações estruturais nos modelos de mensuração – o que implicará uma maior coordenação e integração entre as funções financeiras – na análise de riscos e expetativas e na gestão de risco. Tais alterações permitirão a simplificação de processos com o objetivo do cumprimento de prazos. 

De acordo com a WTW, apenas 40% de uma amostra de 26 multinacionais e 20% de uma amostra de 244 contam conseguir implementar a IFRS 17 a tempo, além disso, será necessário aumentar o número de funcionários para a aplicação da respetiva norma. Assim, os próximos tempos revelam-se fundamentais para que as seguradoras adotem e complementem a introdução da IFRS 17.

Autora: Sara Santos

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

spot_imgspot_img

Últimas notícias

Receba o ebook "Os primeiros investimentos" GRATUITAMENTE

Basta carregar no botão abaixo

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img