Mr.Beast e sua estratégia de marketing de sucesso

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Jimmy Donaldson, mais conhecido no mundo digital por Mr.Beast, é um dos maiores youtubers da atualidade, situando-se na 16ª posição mundial de canais com mais subscritores no Youtube, contando com um total de 91 milhões de subscritores totais pelos canais todos. Mas o que faz com que a sua estratégia de marketing seja um sucesso?

O jovem norte-americano é por muitos reconhecido como uma pessoa solidária, uma vez que baseia o seu conteúdo em giveaways a pessoas desconhecidas, em desafios nos quais dá milhares de dólares ao seu grupo íntimo de amigos ou compra um restaurante para oferecer comida a quem quiser.

Isto tudo não passa de uma estratégia de marketing genial, de modo a atrair mais visualizadores ao seu canal e fixar uma fanbase, criando uma “persona” de grande carácter.

Qual a estratégia usada no Youtube?

Como todos sabemos, o Youtube é uma plataforma na qual é possível compartilhar vídeos. Os criadores de conteúdo são pagos pelo algoritmo do Youtube uma certa quantia mensal, que tem como princípio a quantidade de pessoas que visualizam os anúncios que passam nos seus vídeos. 

Esta quantia difere de criador para criador, não só pelo número de pessoas que visualizam o vídeo, mas também pelo conteúdo que apresentam. Cada youtuber tem um rating de “amicidade” que envolve o tipo de conteúdo que expõe. Por exemplo, Mr.Beast tem um conteúdo family friendly, ou seja, tem um rating elevado. Por outro lado, alguém que patrocina comportamentos abusivos, tem um rating mais baixo. 

Segundo a Forbes, Donaldson é o segundo youtuber mais bem pago de sempre, somando 24 milhões de dólares apenas com os anúncios que aparecem nos vídeos que produz.

A SocialBlade, uma empresa de analítica, acrescenta ainda que, apenas com o seu canal principal no Youtube, Mr.Beast gera uma quantia mensal superior a 3 milhões de dólares.

O que faz o jovem fora do Youtube?

Donaldson assume-se como um empreendedor e tem como objetivo atingir magnitudes, em termos monetários e de visualizações, tal como Elon Musk. O youtuber considera Musk uma figura a seguir, derivado do seu sucesso como CEO da Tesla e SpaceX, bem como de outras conquistas. Passando a citar: “Eu quero muito ser como o Elon um dia”, diz Donaldson. Este acrescentou ainda, num tweet, que Elon Musk é o seu colaborador de sonho.

Mr.Beast conta já com um punhado de diferentes negócios, desde uma ghost kitchen, ou seja, um restaurante apenas desenhado para operar em take-away, até uma aplicação de telemóvel. 

Em março, tornou-se consultor de uma empresa financeira que fornece ferramentas de negócios para criadores de conteúdo online. No mês passado, assinou um acordo com a Jellysmack, uma empresa que distribui conteúdo numa variedade de plataformas de redes sociais. Donaldson emprega, atualmente, mais de 50 pessoas nas suas empresas.

Génio ou aproveitador?

Como é óbvio, os milhares de dólares que o jovem empreendedor se compromete a dar a pessoas aleatórias nos seus vídeos são quase todos provenientes de marcas que patrocinam o seu conteúdo. No fim de contas, o “filantropo” dá dinheiro que não é seu, de modo a angariar dinheiro para si. Pode transparecer uma imagem de falsidade, mas trata-se de uma estratégia de marketing, uma fórmula perfeita de fazer dinheiro nos dias que correm. 

Jimmy Donaldson não vende produtos, vende a sua imagem. Esta é a base de todo o seu sucesso, do marco de 1 milhão de hambúrgueres vendidos e de milhares de dólares doados.

Autor: Rodrigo Melo

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