A Mota-Engil, empresa do setor da construção, conseguiu através de uma subsidiária no continente africano um contrato de mineração na Costa do Marfim, o qual está avaliado em 600 milhões de euros. De salientar que o contrato ratificado tem início previsto para dezembro de 2023, bem como, uma duração de 60 meses.
Endeavour Mining
O contrato ratificado pela Mota-Engil teve como segundo outorgante a Endeavour Mining, uma empresa de exploração de ouro sediada no Reino Unido e cotada na bolsa de Toronto, no Canadá.
Lafigué
Lafigué. É este o nome do projeto, o mesmo nome de uma aldeia que fica nas redondezas do local a ser objeto de exploração. No âmbito do contrato ratificado, os trabalhos de mineração a cargo da Mota-Engil são os seguintes: desenvolvimento da mina, drenagem de poços e escavação, perfuração, detonação, carregamento e transporte de minérios.
31 milhões de dólares
De acordo com os dados da Endeavour Mining, o projeto “Lafigué”, alberga um investimento de 31 milhões de dólares na exploração de ouro, o que se traduz num custo de 12 dólares por onça. A Endeavour Mining revela que a construção da mina teve início no quarto trimestre de 2022, sendo expectável que o primeiro ouro surja no terceiro trimestre de 2023.
Localização do projeto
Segundo informações da Mota-Engil, o projeto localiza-se a 500 quilómetros de Abidjan, no extremo norte do maciço verde de Oumé-Fetekro. A Endeavour Mining assume que esta exploração poderá tornar-se na pedra basilar do seu negócio.
1,20 euros por ação
Após este anúncio, a Mota-Engil foi objeto de um recuo de 0,83% na bolsa de Lisboa, perfazendo 1,20 euros por ação. Este é um desempenho que se encontra em concordância com a tendência negativa vivida nos mercados, atualmente.

Patrícia Neves, 24 anos, natural de Coruche no distrito de Santarém. Licenciada em Jornalismo e apaixonada pela escrita. Tem experiência como Content Writer and Content Producer e gosto de todos os temas que estejam relacionados com o mundo. Além disso, desenvolvi, por intermédio de experiências e formação, interesse nas áreas da economia e finanças.