A moeda digital da China, o Yuan digital, levou a uma preocupação por parte do governo de Joe Biden, atual presidente dos EUA, face à ameaça desta central bank digital currency (CBDC) poder “derrubar” o dólar como principal moeda de reserva mundial.
O principal foco das autoridades americanas é perceber como é que o yuan digital poderá ser distribuído, a sua representação para a estrutura financeira global de hoje e se pode ser usado para contornar as sanções dos EUA, de acordo com fontes que partilharam com a Bloomberg sob a condição de anonimato.
O governo americano exclui a possibilidade da China ter intenção de desvalorizar o dólar e usar o yuan digital para conseguir escapar das sanções americanas, tendo em conta o atual domínio do dólar nas transações internacionais.
O sistema financeiro da China é “frágil e fraco” para representar uma ameaça ao dólar como moeda de reserva mundial, afirma Mark Sobel, chairman dos EUA do Official Monetary and Financial Institutions Forum (OMFIF), e afirma que “no final do dia, os mercados têm mais confiança na Reserva Federal” do que no banco central da China.
Reguladores chineses afirmam que os objetivos da sua CBDC são reduzir o uso das criptomoedas, substituir o dinheiro físico por dinheiro digital e complementar o atual sistema de pagamentos eletrónicos do setor privado.
“De modo a fornecer um backup para o sistema de pagamento de retalho, o banco central tem de se preparar” e fornecer serviços de moeda digital, disse Mu Changchun, diretor do instituto de pesquisa de moeda digital do Banco Popular da China, no mês passado.
Jerome Powell, presidente da Reserva Federal dos Estados Unidos diz que “a necessidade da criação do dólar digital é um assunto que o Congresso está a avaliar “com muito cuidado”, afirmando que não precisam de ser os primeiros a emitir uma moeda digital, mas sim, “precisamos de acertar”.
Janet Yellen, secretária do Tesouro dos EUA, acredita que uma versão digital do dólar pode ajudar a resolver certos problemas à inclusão financeira nos EUA entre as famílias de baixo rendimento.
Autora: Margarida Fernandes