Fonte da imagem: Site/pplware
À medida que enfrentamos um período de incerteza e de mudança no mercado de trabalho, organizações como a Microsoft mostram-se visionárias ao apostar, precocemente (muitos dizem), no OpenAI, os criadores do ChatGPT.
Agora, mais do que nunca, as empresas urgem por soluções que se adaptem à mudança, melhorem a produtividade e reduzam custos. Felizmente, a Inteligência Artificial (IA) veio para dar um boost ao trabalho individual, coletivo e organizacional.
“Na Microsoft, trabalhamos para incorporar novas ferramentas baseadas em IA nos nossos produtos, quer para consumidores quer para empresas, incluindo o Microsoft Teams.” Lê-se no site oficial.
No início do mês de fevereiro, foi apresentado o Teams Premium que traz as mais recentes tecnologias, nomeadamente modelos de linguagem de inteligência artificial de grande escala. Estes modelos são treinados em enormes quantidades de dados linguísticos, o que os torna capazes de gerar textos, traduções, respostas a perguntas diretas e outros tipos de conteúdo linguístico com alta precisão.
Será uma versão paga, mas que dá aos utilizadores mecanismos e automações que até agora eram apenas uma ideia para futuro. A Microsoft já lançou valores oferecendo um preço especial de 7 dólares por utilizador por mês até 30 de junho. Após esta data, o preço deverá voltar ao normal de 10 dólares por utilizador por mês.
Novas funcionalidades
São vários os exemplos que a Microsoft dá para estes mecanismos, com alguns a destacarem-se, quer pela sua utilidade, quer pelo seu grau de sofisticação.
Em primeiro lugar, nas reuniões será possível ter notas geradas automaticamente com a ajuda do GPT-3.5. Em alguns casos o utilizador nem precisa estar presente.
Além disso, O Teams Premium oferece capítulos gerados por IA no PowerPoint Live e marcadores de tempo personalizados para quando o utilizador sai ou entra numa reunião. Vão existir também tarefas geradas por IA e sugestões de ações. A Microsoft deverá aumentar em breve os recursos do Teams Premium AI ao longo do tempo.

A IA também foi implementada para ajudar a resolver desafios de colaboração entre pessoas que possuem idiomas diferentes. Com a nova funcionalidade Live Translations (apenas para legendas), qualquer pessoa pode ativar esta funcionalidade e ver, em tempo real, legendas da língua que está a ser falada.
Com mais de 40 línguas diferentes, reunir com participantes de outros países nunca foi tão fácil, bem como mais barato e mais produtivo.
Apenas o anfitrião da reunião necessita de ter o Teams Premium para que todos os restantes participantes possam aproveitar esta nova funcionalidade.
A adição do modelo GPT-3.5 da OpenAI ao Microsoft Teams Premium acontece apenas alguns dias depois da Microsoft ter alargado a sua parceria com a OpenAI num investimento milionário.
Em breve, espera-se ainda mais novidades e melhorias que a OpenAI pode oferecer ao ecossistema da Microsoft, nomeadamente no Windows.

Francisco Castilho, 20 anos, natural de Coimbra. Atualmente frequenta o 2ºano da licenciatura em Gestão pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC). Terminou recentemente um programa de embaixadores numa empresa de estratégia e marketing digital (Triber Academy), desempenhado a função de digital marketing copywriter. As áreas dos investimentos, finanças pessoais e análise fundamental de empresas são as que mais constam nos seus artigos e procura aprender mais com as diversas temáticas que surgirão na MeuCapital.