A Microsoft Corporation ($MSFT) investiu 10 mil milhões de dólares na empresa OpenAI, cuja ferramenta de inteligência artificial ChatGPT iluminou a internet desde a sua introdução em novembro do ano passado.
A ferramenta ChatGPT acumulou mais de um milhão de utilizadores em poucos dias, polarizando a discussão sobre os riscos da inteligência artificial.
A Microsoft, que já tinha investido mil milhões de dólares na empresa entre 2019 e 2021, está a explorar uma vantagem competitiva em relação aos seus rivais tecnológicos – levando a outro nível a aposta em Inteligência Artificial.
“Nós formámos a nossa parceria com a OpenAI em torno de uma ambição compartilhada de promover responsavelmente a pesquisa de última geração de IA e democratizar esta plataforma tecnológica.”, disse Satya Nadella, presidente e diretor executivo da Microsoft.
Mas qual é o panorama neste mercado?
A Gartner (empresa especializada em consultoria tecnológica) prevê que o software de IA atingirá 62 mil milhões de dólares apenas em 2022 – um aumento de 21,3% em relação a 2021.
A Precendence Research (organização mundial de pesquisa e consultoria de mercado) estima que o crescimento anual médio no mercado da inteligência artificial, entre 2022 e 2030, será de 38,1%.
Até 2025, de acordo com o World Economic Forum, mais de 97 milhões de pessoas irão trabalhar no mundo da IA.
E para que servem os 10 mil milhões de dólares da Microsoft?
O OpenAI precisa do poder de financiamento e computação em nuvem da Microsoft para tratar enormes volumes de dados e executar os modelos cada vez mais complexos.
Este financiamento irá alavancar as possibilidade de programas como o DALL-E (que gere imagens realistas com base num número curto de palavras) e o ChatGPT (o chatbot interativo que pode realizar uma série de tarefas a pedido do utilizador, funcionando através de texto).
Como é que o ChatGPT teve tanto sucesso?
O ChatGPT surge como uma realidade estranha que vem despertar preocupação com o seu potencial de igualar ou, eventualmente, suplantar escritores profissionais e fazer os trabalhos de casa dos alunos nos vários níveis de ensino.
A ferramenta também foi chamada de uma ameaça potencial ao principal negócio de pesquisa do Google.
Esta ferramenta revela o seu enorme poder quando responde a perguntas sobre tópicos como ciência política e programação de computadores com explicações detalhadas, e o seu formato de perguntas e respostas ajuda a maximizar a satisfação dos utilizadores.
Ao contrário da lista básica de links azuis que uma pesquisa do Google fornece, o ChatGPT poderá resolver todo o tipo de questões que um indivíduo possua – a nível político, económico ou social – conferindo uma dinâmica completamente diferente.
Um dado curioso é que esta notícia surge menos de uma semana depois da Microsoft dizer que está no processo de demitir 10.000 trabalhadores, à medida que uma economia enfraquecida prejudica a procura de software.

João Vigário, 21 anos, natural de Lisboa. Licenciado em Gestão e Administração de Empresas na Católica Lisbon of Business and Economics. Apaixonado pela área das finanças, investimentos e análise de empresas. O seu primeiro passo para continuar a incentivar este gosto foi a junção à MeuCapital, onde já escreveu mais de 50 artigos.