A Microsoft ($MSFT) anunciou na passada segunda-feira a compra da Nuance Communications ($NUAN), empresa com uma forte presença no setor da saúde e líder em cloud e software de inteligência artificial (AI) para reconhecimento e transcrição de voz, por cerca de 20 mil milhões de dólares. A conclusão deste acordo está prevista decorrer até ao final do ano.
A aquisição rondou os 19,7 mil milhões de dólares, incluindo net debt da Nuance, com um preço de $56 por ação e um premium de 23% sobre o valor de fecho da empresa registado no dia 9 de abril de 2021. O CEO da Nuance, Mark Benjamin, permanecerá na empresa, mas passará a reportar a Scott Guthrie, Vice-Presidente Executivo de Cloud e AI da Microsoft.
Esta é a segunda maior aquisição realizada pela Microsoft, depois da compra do LinkedIn em 2016 por $26,2 mil milhões, e representa uma forte aposta no mercado vertical da saúde da empresa.
Segundo Daniel Ives, analista da Wedbush Securities, este acordo foi lógico e óbvio do ponto de vista estratégico. A intenção da Microsoft em desenvolver tecnologias que ajudem a responder às necessidades do setor da saúde e que tornem alguns processos mais eficientes, surge numa altura em que hospitais e médicos começam a adotar recursos baseados em inteligência artificial.
As empresas anunciaram que este acordo segue as parcerias que a Nuance e a Microsoft têm feito nos últimos anos, e que “as expertises da Nuance unir-se-ão à cloud da Microsoft, incluindo a Azure, o Teams e a Dynamics 365, para fornecer customer engagement e soluções de segurança de próxima geração”.
Para além do acordo com a Nuance, a Microsoft adquiriu a produtora de vídeo-jogos Zenimax por $7,5 mil milhões, numa transação que foi concluída este ano, e tem ainda demonstrado interesse na aquisição da plataforma Discord por mais de $10 mil milhões.
Com o anúncio da aquisição da líder no desenvolvimento de software de speech-recognition, as ações da Microsoft não sofreram grande impacto, tendo registado um decréscimo de apenas 0,3% até aos 225,09 dólares por ação. Em contrapartida, o preço das ações da Nuance aumentou cerca de 17%, atingindo os 53,28 dólares por ação.
Autor: Maria Beatriz Dias