Meme stocks: o que são? Qual é o seu futuro?

⏱️ Tempo estimado de leitura: 5 minutos

Na atualidade, é de conhecimento generalizado que o que acontece na internet tem bastante impacto fora dela. Nos últimos tempos, esse impacto tem sido bastante notório nos mercados financeiros. Basta, por exemplo, pensar nos efeitos que qualquer tweet de Elon Musk tem na valorização das ações da Tesla ($TSLA), nas criptomoedas Bitcoin ($BTC) e Dogecoin ($DOGE) ou no crescimento excecional (e claramente acima do seu valor intrínseco) que as ações de empresas como a Gamestop ou a AMC têm apresentado. Nesta publicação, vamos tentar analisar o que está por detrás destes acontecimentos, apresentando o que são meme stocks, o que origina a sua expansão, e fornecendo exemplos e algumas perspetivas para o futuro. 

O que são meme stocks?

Um meme stock não é tão fácil de categorizar como um value stock ou um growth stock, uma vez que é um fenómeno muito recente e sobre o qual não existe literatura publicada, logo não é possível desenvolver uma definição exata. Contudo, estes partilham um conjunto de caraterísticas, nomeadamente o facto de estarem usualmente sobrevalorizados, apresentarem elevados e repentinos picos de crescimento devido a um volume de transações excessivo e estarem associados a uma alta volatilidade. 

Para além disso, são mais populares na Geração Z, detêm alguma caraterística capaz de os tornar virais e estão regularmente ligados a causas que ultrapassam a análise financeira e de potencial do ativo, como por exemplo o caso da Gamestop, no qual um dos principais objetivos foi provocar um short squeeze a grandes hedge funds, isto é, através da subida do valor da ação, provocar grandes perdas a fundos que tinham assumido uma posição de short-selling contra a empresa. 

Como se originam? 

Com o aparecimento da pandemia, um número superior de indivíduos foi forçado a ficar em casa, levando a um maior interesse e disponibilidade para o investimento em mercados financeiros. Nesta altura, plataformas de trading livres de comissões, como a RobinHood ($HOOD), começaram a ganhar notoriedade e a permitir o acesso aos mercados a um maior número de investidores individuais. Posteriormente, como não detinham grandes conhecimentos técnicos, muitos destes investidores começaram a juntar-se a fóruns online e a seguir influencers que falam sobre investimentos, existentes em plataformas como o Reddit, TikTok, Youtube, Discord ou Telegram. 

Um dos mais conhecidos e mediáticos fóruns online, com mais de 6,3 milhões de utilizadores, é o Wallstreetbets, presente no Reddit. Existe também um website que permite identificar quais são as ações que estão a ser regularmente mencionadas neste grupo, cujo link deixamos associado. 

Assim, sucintamente, podem ser identificados dois fatores principais para o aparecimento deste tipo de ações: plataformas de trading sem comissões e fóruns online sobre investimentos. 

Os investidores devem tê-los em consideração? 

Sim, estes são títulos que devem ser monitorizados por quem investe nos mercados financeiros, já que se revela crucial compreender onde os investidores individuais estão a apostar. No entanto, como o seu potencial crescimento está alicerçado em especulação, estes apresentam uma enorme volatilidade, logo acarretam um grande risco. Mesmo assim, como irá ser explicado posteriormente, podem constituir uma boa oportunidade de obter elevados retornos se forem adquiridos na altura certa. 

The meme stock cycle”

É possível dividir a evolução de preços destes títulos em 4 fases: 

  • Fase de adoção: um número razoavelmente elevado de investidores começa a acreditar que uma determinada ação está subvalorizada e compram elevadas quantidades. O preço começa lentamente a subir, sendo esta a melhor fase para comprar; 
  • Fase Intermédia: Outros investidores começam a notar os aumentos de preço e decidem comprar também. A grande pressão de procura faz o preço aumentar exponencialmente. Esta constitui uma boa fase para comprar, mas já acarreta alguns riscos; 
  • Fase FOMO (Fear Of Missing Out): As notícias sobre a ação começam a dispersar-se em larga escala pelas redes sociais e fóruns online. O efeito FOMO faz com que os investidores temam não estar a aproveitar uma grande oportunidade, levando a mais um aumento de quantidades compradas. 
  • Fase de lucro: Os investidores que adquiriram a ação na fase de adoção começam a vendê-la, usufruindo do lucro resultante da grande subida dos preços para obterem lucros elevados. De modo semelhante à fase de compra, esta venda provoca um processo em cadeia, uma vez que os investidores que entraram em fases mais avançadas pretendem evitar perdas, levando à queda do preço. 

Analisando este ciclo, é possível perceber que quem mais lucra são os investidores que entram na fase de adoção, sendo que os que apenas entram na fase FOMO costumam ter retornos baixos ou apenas controlam as perdas. Deste modo, a capacidade de perceber o melhor momento para comprar a ação é o principal fator crítico de sucesso para quem pretende investir neste tipo de títulos. 

Exemplos

Como temos vindo a referir, o mercado dos meme stocks é bastante volátil, sendo que todas as semanas poderão aparecer novas empresas sujeitas a ser incluídas neste lote. Para as acompanhar, sugerimos que esteja atento ao referido website dos Wallstreetbets. Existe, inclusive, um Exchange Traded-Fund (ETF) através do qual é possível avaliar os principais movimentos do meme stock market, sendo atualizado mensalmente, com base nas menções apresentadas no referido website. Contudo, é possível destacar aquelas que desde o início desta tendência apresentaram crescimentos mais exorbitantes:   

  1. AMC ($AMC) A empresa de entretenimento norte-americana apresentou um crescimento total de cerca 2.800%, quando comparado com o mesmo período do ano anterior. 
  1. Gamestop ($GME) O retalhista de vídeo-jogos é um dos mais mediáticos casos de meme stocks, tendo apresentado um crescimento de cerca de 1000% num ano. Ficou célebre quando, em janeiro de 2021, originou perdas massivas para diversas hedge funds, sendo que algumas foram mesmo à falência.
  1. Blackberry ($BB) – No ano passado, entre abril e dezembro de 2020, a empresa produtora de telemóveis obteve um crescimento de 280%. No último mês, após estar novamente em alta entre os grupos do Reddit, atingiu um crescimento de 83%. 

Conclusão

Em jeito de conclusão, é possível observar que os meme stocks são uma tendência resultante da natural evolução das redes sociais que, mais tarde ou mais cedo, iria ter que chegar aos mercados financeiros. Baseados na especulação e causas que em muito ultrapassam o mero desejo do lucro, constituem títulos de volatilidade e risco muito elevados, que poderão ser aproveitados para a obtenção de elevados retornos se o investidor conseguir obter o melhor timing de entrada no mercado, mas poderão também implicar grandes perdas se o timing não for o melhor. Assim, é possível afirmar que estes poderão representar uma revolução na forma de abordar os mercados, obrigando os investidores a repensar as suas estratégias, de modo a tentar cobrir uma maior imprevisibilidade e um comportamento cada vez menos racional dos mercados em relação a alguns títulos. 

Autor: João Rodrigues

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

Última notícias

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img