A Media Capital de Mário Ferreira, que detém a TVI, vai distribuir dividendos no valor de 3,5 milhões de euros, o que se materializa num valor de 4,2 cêntimos por ação.
O Relatório e Contas da Media Capital foi divulgado esta semana, depois de ter sido apresentado um lucro de 36,7 milhões de euros em 2022, agora a empresa em comunicado informa que “O Conselho de Administração propõe aos senhores acionistas que seja deliberada a distribuição de dividendos aos acionistas, provenientes de reservas livres, no montante de 3.549.553,56 euros. Esta distribuição corresponderá a um dividendo bruto por ação de 0,042 euros”.
Em 2022 a empresa registou lucros importantes, depois de em 2021 ter tido prejuízos de mais de 4 milhões de euros. A principal razão para este resultado foi a venda do negócio das rádios aos alemães da Bauer, que permitiu um encaixe de 69,6 milhões, ajudando à inversão dos resultados negativos de 2021.
Em relação ao dividendo que a empresa irá distribuir agora, trata-se de um dividendo de pouco mais de 4 cêntimos por ação, o que representa um “dividend yield” de 3,96% face à cotação de 1,06€, obtida pelas ações da empresa no fecho da sessão do dia 25 de abril.
Também representa uma diminuição significativa relativamente aos 10 milhões de euros que tinham sido distribuídos no ano passado, mostrando que a empresa poderá estar a se preparar para alguns investimentos, e por isso não irá despender um montante maior em dividendos que lhe retire liquidez para os concretizar.
Caberá agora à assembleia-geral aprovar este dividendos, sendo que irá ocorrer no dia 18 de maio, tendo como pontos: deliberar sobre o relatório de gestão, as contas individuais e consolidadas e demais documentos de prestação de contas, deliberar sobre a proposta de aplicação dos resultados do exercício de 2022, proceder à apreciação geral da administração e da fiscalização da sociedade, designação dos órgãos sociais para o mandato 2023-2025 e proceder à aprovação da política de remunerações dos órgãos de administração e da fiscalização da sociedade.

Mário Costa, estudante do 1º ano do Mestrado em Finanças na FEP, Financial Content Writer na MeuCapital e Membro do Departamento de Corporate Finance no FEP Finance Club. É escuteiro desde os 9 anos e ao longo dos anos desenvolveu um forte interesse pela área financeira, tendo por a missão de contribuir para uma maior literacia financeira em Portugal.