Há mais de dez anos que a McDonald’s implementou no seu processo produtivo um sistema de gestão de óleos alimentares usados, tendo já sido recolhidos mais de cinco mil toneladas que foram transformadas em biodiesel. Com este sistema de transformação e venda a McDonald’s conseguiu angariar 1,17 milhões de euros, os quais foram doados à Fundação Ronald McDonald.
Biodiesel
O biodiesel apresenta-se como um combustível com índices de emissão de dióxido de carbono até 80% inferiores aos do gasóleo. A transformação dos óleos alimentares em biodiesel fica a cargo da Bioadvance, com sede no norte do país.
Apoio ao projeto da Fundação Infantil Ronald McDonald
Marta Amaro, gestora de Comunicação da McDonald’s Portugal explica que este sistema de gestão implementado pela empresa permite não só a valorização de um resíduo complexo como é o caso dos óleos alimentares, como também, apoiar o projeto da Fundação Infantil Ronald McDonald. A Fundação recebe assim anualmente um donativo oriundo da venda dos óleos alimentares usados para transformação em biodiesel.
Projeto de economia circular
Um dos objetivos da empresa passa pela implementação de uma estratégia de economia circular. O projeto neste âmbito, conheceu em junho deste ano a primeira fase, quando a McDonald’s decidiu mudar as suas fardas. Foram recolhidas 18 mil fardas antigas, as quais passaram por um processo de reciclagem e deram origem a 5.500 sacos.
Sacos doados à Fundação Infantil Ronald McDonald
Os sacos originários do processo de recolha de fardas antigas foram doados à Fundação Infantil Ronald McDonald, com a finalidade de serem utilizados nos kits de higiene e conforto que são comumente atribuídos a cuidadores e pessoas acompanhadas por serviços hospitalares nas cidades de Lisboa e Porto.
3.500 kits entregues a entidades hospitalares
3.500. Foi este o número de kits entregues durante este ano ao Hospital D. Estefânia, Hospital de Santa Marta, Hospital de Santa Maria, Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca, todos em Lisboa; ao Hospital de São João e ao IPO do Porto. A gestora de comunicação da McDonald’s Portugal, Marta Amaro, explica também que os novos sacos oriundos do projeto de economia circular representaram uma poupança para a Fundação na ordem dos 6.600 euros.

Patrícia Neves, 24 anos, natural de Coruche no distrito de Santarém. Licenciada em Jornalismo e apaixonada pela escrita. Tem experiência como Content Writer and Content Producer e gosto de todos os temas que estejam relacionados com o mundo. Além disso, desenvolvi, por intermédio de experiências e formação, interesse nas áreas da economia e finanças.