Mais voos noturnos em Lisboa? Mito ou realidade?

O aeroporto Humberto Delgado, também chamado aeroporto de Lisboa, situa-se na freguesia dos Olivais, bem perto do centro da capital.

Em termos do rácio de passageiros por ano, o aeroporto de Lisboa é, sem sombra de dúvida, o maior de Portugal, registando, por isso, um maior volume de tráfego aéreo.

O aeroporto foi aberto, oficialmente, em 15 de outubro de 1942, na altura da Segunda Guerra Mundial.

Apesar de todo o alarmismo que se sente na zona de Lisboa, onde os populares não defendem o aeroporto uma vez que causa muito ruído, será que esse ruído vai ainda aumentar mais?

A resposta é sim, e durante mais de um mês.

De acordo com uma portaria publicada no Diário da República, o jornal oficial da República Portuguesa, a partir da madrugada desta terça-feira, e até ao dia 28 de Novembro, vai poder haver até mais 168 voos noturnos no Aeroporto Humberto Delgado, elevando os níveis de ruído.

 Ao todo, devido às mudanças em curso no sistema de controlo aéreo do maior aeroporto nacional, foram autorizados mais 424 voos nocturnos face ao número actual, entre os dias 18 de Outubro e 28 de Novembro.

O limite de voos noturnos é determinado pela portaria, permitindo a operação de aeronaves no Aeroporto Humberto Delgado entre as 00h00 e as 2h00 e entre as 5h00 e as 6h00, não sendo este movimentos aéreos contabilizados, mas os movimentos aéreos têm limites máximos semanais.

Na primeira semana, entre 18 a 23 de outubro, não podem exceder 168, na segunda semana 86 voos, na terceira 75, na quarta 45, na quinta 30 e na última semana, entre 21 e 28 de novembro, mais 20 voos.

Apesar dos protestos de várias organizações ambientais, a portaria, que iria entrar em vigor a partir desta terça-feira dia 17/10, foi mesmo publicada.

A Zero, associação fundada em 2015 com o propósito de tornar Portugal mais sustentável, considera “ilegítimo” que em nome da atualização de um sistema de controlo de tráfego aéreo “os cidadãos de Lisboa e Loures sejam chamados a ser sacrificados com níveis de ruído noturno intoleráveis”.

spot_imgspot_img

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

spot_imgspot_img

Últimas notícias

Subscreve a nossa Newsletter

Com o resumo das nossas notícias

Artigos Relacionados

spot_img