A Geely prepara-se para apresentar uma nova marca global dedicada exclusivamente à produção de elétricos premium, tornando-se assim em mais um concorrente para a Tesla, neste caso no segmento de topo. A chinesa Geely é uma das grandes corporações do mundo automobilístico, tornando-se dona da Volvo e da Lotus, e ainda detém 9.7% da Daimler.
Esta nova marca chinesa vai chamar-se Zeekr, integrando o portefólio da Lingling Technologies, de modo a desenvolver o fabrico de modelos luxuosos com base na Sustainable Experience Architecture (SEA). Esta plataforma modular ‘open source’ utilizada em elétricos, já existe em mais de uma dezena de automóveis da Volvo e da Lynk & Co.
Esta invenção vem concretizar o sonho de Li Shufu, de poder um dia produzir carros “como a Mercedes-Benz”.
O Automotive News confirma que no ambicionado estatuto de ‘upmarket’ o novo símbolo deverá renunciar ao modelo de negócio tradicional, deste modo, irão concentrar as vendas em showrooms em pontos estratégicos e com os modelos pré-configurados a preços fixos.
Este novo modelo de negócio vai de encontro à marca de Elon Musk, contudo a Tesla privilegia de forma clara o processo online.
Alan Kang, analista na consultora LMC Automotive, afirma que só a criação de uma nova marca permite à Geely ser um novo concorrente para a Tesla, sendo este projeto especialmente ambicioso. Declarou ainda que “A Geely não tem uma imagem forte nos veículos elétricos neste momento”, uma vez que os clientes chineses associam a Geely à imagem de fabricante tradicional.
Esta analista não tem dúvidas que em caso de sucesso, a Zeekr aparecerá também mais tarde na Europa.
Autora: Inês Pereira | Fonte