O fundador da plataforma de criptomoedas FTX, Sam Bankman-Fried foi detido na segunda-feira, dia 12 de dezembro de 2022, nas Bahamas, após ter sido formalmente acusado pelo Procurador do Distrito Sul de Nova Iorque, Damian Williams. De salientar que esta detenção por parte das autoridades das Bahamas foi realizada a pedido do Governo dos Estados Unidos da América.
Cooperação judicial
A detenção de Sam Bankman-Fried por parte das autoridades das Bahamas, foi realizada a pedido do Governo dos Estados Unidos da América, tendo por base uma “acusação secreta”, apresentada pela acusação, cujas informações e detalhes ainda não foram tornados públicos.
Interesse comum em responsabilizar todos os envolvidos
Através de uma declaração enviada aos meios de comunicação social, o primeiro-ministro das Bahamas, Philip Davis, salienta que ambos os países partilham o interesse de responsabilizar todos os indivíduos envolvidos no escândalo da FTX, os quais lesaram não só a confiança do público, como também, infringiram a lei.
Nova direção inicia processo de reestruturação
A FTX declarou oficialmente falência a 11 de novembro e um mês após esta data, a nova direção da empresa apareceu em tribunal para dar início ao processo de reestruturação. Como argumentos, os advogados da nova direção e o atual chefe, John Ray, afirmam que uma quantia significativa dos ativos da empresa pode ter sido roubada ou estar desaparecida. Outra das alegações da nova direção prende-se com a ausência total de controlos corporativos por parte da empresa, assim como, da falta de informação financeira confiável.
Mais de um milhão de credores em todo o mundo
A plataforma de criptomoedas que em tempos teve uma reputação imaculada, tendo mesmo ascendido a uma avaliação de 30 mil milhões de euros, pode ter em todo o mundo mais de um milhão de credores. Até agora, a empresa reconheceu uma dívida de 2,8 mil milhões de euros aos 50 maiores credores.
Detido nas Bahamas
Após a sua detenção nas Bahamas, Sam Bankman-Fried, foi presente a tribunal no dia 13 de dezembro de 2022, evento no qual ficou a conhecer todas as acusações criminais de que é alvo. Sam Bankman-Fried, é acusado de oito infrações criminais, desde fraude eletrónica a lavagem de dinheiro e conspiração para cometer fraude. Damian Williams, Procurador dos Estados Unidos da América classifica este caso como uma das “maiores fraudes da história americana”.
Se queres investir em criptomoedas, carrega aqui para começares e ganha 2000 Satoshis.

Patrícia Neves, 24 anos, natural de Coruche no distrito de Santarém. Licenciada em Jornalismo e apaixonada pela escrita. Tem experiência como Content Writer and Content Producer e gosto de todos os temas que estejam relacionados com o mundo. Além disso, desenvolvi, por intermédio de experiências e formação, interesse nas áreas da economia e finanças.