O Sberbank, o maior banco russo, cujo controlo está a cargo do Estado, pretende abrir uma filial na China antes do final do próximo ano. O anúncio foi realizado em conferência de imprensa por Alexandr Vedyajin, vice-presidente do Sberbank.
Sberbank
O Sberbank constitui o maior banco russo, remontando a sua data de fundação, a 12 de novembro de 1841. Atualmente o banco é liderado por Herman Gref, sendo que 60% das ações da empresa são detidas pelo Estado.
Abertura de uma filial na China
Alexandr Vedyajin, vice-presidente do Sberbank, afirma que o banco tem como objetivo a abertura de uma filial na China até ao final de 2023, uma vez que, um processo desta tipologia demora normalmente entre um ano e meio a dois anos.
Comunicações ativas com o regulador chinês
Atualmente, o Sberbank encontra-se em comunicações ativas com o regulador chinês, com vista a perceber em que ponto se encontra o processo e se é necessário algum tipo de documentação acessória. A documentação é um elemento importante em todo este processo, referindo mesmo Alexandr Vedyajin, que o regulador chinês tem por hábito rever todos os documentos de forma meticulosa, bem como, de solicitar uma grande quantidade dos mesmos.
Sistema de pagamentos internacional Swift
De salientar, que como parte das sanções aplicadas pela União Europeia à Rússia, devido ao contexto da guerra na Ucrânia, o Sberbank foi retirado do sistema de pagamentos internacional Swift. Atualmente, o Sberbank apenas conta com uma filial situada em território estrangeiro, mais precisamente na Índia.

Patrícia Neves, 24 anos, natural de Coruche no distrito de Santarém. Licenciada em Jornalismo e apaixonada pela escrita. Tem experiência como Content Writer and Content Producer e gosto de todos os temas que estejam relacionados com o mundo. Além disso, desenvolvi, por intermédio de experiências e formação, interesse nas áreas da economia e finanças.