Fonte da imagem: RTP
Na sequência do resgate ao Credit Suisse realizado pelo UBS e coadjuvado pelo Banco Nacional Suíço, o Banco Nacional Saudita perdeu 80% do seu investimento no banco suíço. Em novembro de 2022, o Banco Nacional Saudita investiu 1,4 mil milhões de francos suíços no Credit Suisse, perfazendo um total de 3,82 francos suíços por ação.
Participação de 10% no Credit Suisse
O Banco Nacional Saudita, o qual tem sede em Riade, ostenta uma participação de 10% no Credit Suisse, que foi adquirida em novembro de 2022.
3 mil milhões de euros
Com o objetivo de salvar o banco suiço da extinção, o UBS procedeu à aquisição do Credit Suisse por 3,2 mil milhões de dólares, ou seja, por sensivelmente três mil milhões de euros. Este valor significa que o UBS está a pagar um total de 0,76 francos suíços por ação aos acionistas do Credit Suisse. Comparativamente com o valor pago pelo Banco Nacional Saudita, o qual se situou nos 3,82 francos suíços por ação, estamos perante um valor muito mais baixo, o que explica a perda significativa de investimento.
Maior acionista do Credit Suisse
No início da passada semana, o maior acionista do Credit Suisse, o Banco Nacional Saudita, havia admitido que não estava a planear investir mais dinheiro no banco suíço, sendo que estas declarações não foram vistas com bons olhos pelo mercado. No dia em que foram conhecidas as referidas declarações por parte do Banco Nacional Saudita, as ações do Credit Suisse derraparam por duas vezes, tendo mesmo sido suspensas.
Se quiseres saber mais sobre as principais corretoras em Portugal, podes fazê-lo em XTB ou Degiro.

Patrícia Neves, 24 anos, natural de Coruche no distrito de Santarém. Licenciada em Jornalismo e apaixonada pela escrita. Tem experiência como Content Writer and Content Producer e gosto de todos os temas que estejam relacionados com o mundo. Além disso, desenvolvi, por intermédio de experiências e formação, interesse nas áreas da economia e finanças.