Fonte da imagem: Expresso
Tal como anunciado pela meu Capital, mais de um mês depois de o Governo ter anunciado em conferência de imprensa a demissão da CEO e do presidente do conselho de administração da TAP, Christine Ourmières-Widener e Manuel Beja vão sair de cena e dar lugar a Luís Rodrigues.
O antigo presidente executivo da SATA assumiu a liderança da empresa na passada sexta-feira.
Segundo um comunicado enviado entretanto pelo ministérios das Finanças e das Infraestruturas, a entrada em funções de Luís Rodrigues no dia 14 foi aprovada esta quarta-feira em assembleia geral, “tendo também sido adotadas as decisões finais sobre os procedimentos legalmente previstos para a destituição dos titulares dos cargos de presidente do conselho de administração e da comissão executiva, cujo último dia em funções será 13 de abril“.
Segundo o ministro das Finanças, “ficam assim reunidas as condições para que a TAP inicie uma nova etapa, capaz de assegurar o foco na implementação bem-sucedida do plano de reestruturação da empresa, para a qual o contributo diário de todos os trabalhadores é imprescindível”.
Percurso do Luís Rodrigues até ao presente momento
Nascido em Lisboa, em 1965, licenciou-se em Economia na Nova SBE, em 1988, a mesma faculdade onde fez o MBA, que completou em 1990.
Em 2003, rumou à Harvard Business School para tirar o Programa Avançado de Gestão
A primeira passagem pela TAP teve início em junho de 2009 para o cargo de administrador financeiro, nomeado pelo então secretário de Estado do Tesouro, Carlos Costa Pina, era Teixeira dos Santos o ministro das Finanças. Ficou até dezembro de 2014, saindo devido a divergências com o CEO, Fernando Pinto, relacionadas com a VEM, o negócio de manutenção no Brasil comprado pela TAP à Varig.
Após deixar a TAP, Luís Rodrigues foi liderar a formação de executivos da Nova School of Business and Economics, onde ainda é professor de Estratégia de Negócios. Antes de ingressar na companhia aérea, foi diretor de Marketing da TVI e da Portugal Telecom.
O gestor estava na SATA em janeiro de 2020, apanhando meses depois o embate da pandemia e a paralisação do tráfego aéreo.

João Fonte, 20 anos, natural da Póvoa de Varzim. Atualmente frequento o 3º ano da licenciatura em Gestão na FEP e pretendo seguir mestrado em Finanças. Com um gosto particular pela aventura e a descoberta de novos horizontes, estou a realizar mobilidade internacional, através do programa Erasmus +, na School of Economics and Business Ljubjana. Dado o meu interesse pela área financeira, ingressei na Meu Capital em março de 2022. Tem sido uma experiência fantástica, através da qual tenho aprendido a saber gerir melhor o meu tempo e a aprender sempre mais sobre uma das áreas mais interessantes a nível mundial.