Fonte da imagem: AgroPortal
A Navigator registou, nos primeiros nove meses deste ano, lucro de 270,5 milhões de euros, mais do dobro que obteve em igual período do ano passado, adiantou o grupo, em comunicado ao mercado.
Na nota publicada pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a empresa revelou que o seu volume de negócios totalizou 1.822 milhões de euros, “um crescimento de 62,8% face ao período homólogo, impulsionado pela evolução favorável de preços”.
As receitas cresceram 62,8% para os 1,82 mil milhões de euros, face aos 1,12 mil milhões de euros no período homólogo. Este volume de negócios beneficiou da subida de preços do papel nos mercados internacionais, com a empresa a detalhar que “95% do volume de vendas em toneladas de UWF [papel de impressão] foi efetuado em mercados externos”.
“Alavancado pelo índice de preços da pasta, pelo aumento generalizado do custo da energia, logística e matérias-primas, e ainda pelo persistente desequilíbrio do balanço oferta-procura”, o índice de preços do papel também aumentou, assinala a Navigator em comunicado. A variação foi de 52% face ao período homólogo e de 7% face ao anterior.
“Ao longo do período verificou-se um aumento de mais de 35% dos custos de produção quando comparados com o período homólogo, penalizados essencialmente pelo aumento de custo da madeira, por via do mix de abastecimento, e também pelo aumento do custo das fibras externas, da energia e dos químicos. Verificou-se também um agravamento significativo dos custos de logística, com um aumento de perto de 43% face ao período homólogo”, sublinha a Navigator.
Os lucros antes de juro, impostos, depreciações e amortizações (EBITDA no acrónimo em inglês) cifraram-se nos 551,9 milhões de euros, mais do que duplicando face aos 246 milhões de euros registados no período homólogo, graças ao “esforço de melhoria de eficiência, e evolução muito favorável dos preços de venda nos mercados internacionais”, segundo a Navigator. A margem de venda aumentou 8,3 pontos percentuais para 30,3%.

João Fonte, 20 anos, natural da Póvoa de Varzim. Atualmente frequento o 3º ano da licenciatura em Gestão na FEP e pretendo seguir mestrado em Finanças. Com um gosto particular pela aventura e a descoberta de novos horizontes, estou a realizar mobilidade internacional, através do programa Erasmus +, na School of Economics and Business Ljubjana. Dado o meu interesse pela área financeira, ingressei na Meu Capital em março de 2022. Tem sido uma experiência fantástica, através da qual tenho aprendido a saber gerir melhor o meu tempo e a aprender sempre mais sobre uma das áreas mais interessantes a nível mundial.