Depois de na passada semana a Tesla ($TSLA) ter sido avaliada em mais de 1 bilião de dólares, agora foi a vez de uma das suas maiores concorrentes, Lucid Motors ($LCID), se destacar tendo o preço das suas ações subido cerca de 70% numa semana.
Esta subida deveu-se ao anúncio do lançamento do seu novo carro, Lucid Air Dream Edition.
Mas o que tem este carro de tão especial?
Este vai ser o primeiro carro da empresa a “pisar” as estradas. Além disso, o Dream Edition não é apenas mais um carro elétrico no mercado, sendo este o veículo com maior autonomia de bateria de sempre. Este vai ser também o modelo mais caro da Lucid, custando 169,000 dólares.
O modelo Air Dream Edition vai ter duas versões, a performance e a range. Ambas as versões custam os 169,000 dólares, sendo que a performance tem 1,111 cavalos de potência e 471 milhas de autonomia, enquanto a range tem 933 cavalos de potência e 520 milhas de autonomia.
O objetivo da empresa é fazer carros com preços mais acessíveis, mas tão eficientes quanto este. Um exemplo disto é o projeto do modelo Air Pure que se estima que vá ter um preço de 70,000 dólares.
O que é Lucid Motors?
Lucid é uma empresa norte-americana fundada em 2007, sediada na Califórnia, que tinha como objetivo inicial o mercado de baterias. No entanto, em 2016, foram anunciadas as intenções de desenvolver carros luxuosos totalmente elétricos, tendo assim começado a jornada até agora ao seu primeiro lançamento oficial, o Lucid Air Dream Edition.
Esta empresa é liderada por Peter Rawlinson. Este, antes da Lucid trabalhou em grandes marcas automóveis como engenheiro, até que em 2009 se juntou à Tesla para desenvolver o Tesla Model S. Em 2013 juntou-se à Lucid tendo permanecido até hoje no cargo de CEO.
Com todas estas novidades, a Lucid está agora com um valor de mercado de 60 mil milhões de dólares, aproximando-se a passos largos da chinesa Nio ($NIO) (66.8 mil milhões), no entanto ainda com um longo caminho a percorrer em relação à gigante tesla.
Com estes excelentes resultados a Lucid começa a tornar-se uma das grandes ameaças a Elon Musk e à Tesla.
Autor: Francisco Pires