Após os primeiros rumores a 11 de janeiro de que a construtora americana de carros elétricos Lucid Motors, Inc estaria em conversações para ser cotada em bolsa através de um acordo com a SPAC Churchill Capital Corp IV ($CCIV), a fusão entre ambas foi oficializada no passado dia 22 de fevereiro.
SPAC (Special Purpose Acquisition Company) são companhias (normalmente holdings) cotadas em bolsa, criadas apenas com o objetivo de obter fundos através de IPO (Initial Public Offering) de forma a que, através de uma fusão com uma empresa privada, as tornem públicas, evitando o processo de um tradicional IPO.
Sabendo que a Lucid Motors tinha o objetivo de ser cotada em bolsa com a maior brevidade possível, de forma a arrecadar fundos para investimento na sua produção, o acordo com a Churchill Capital Corp IV ($CCIV) liderada pelo veterano empresário de Wall Street Michael Klein, era tido como o principal meio de tornar a construtora de carros elétricos pública, visto que um processo de fusão de uma empresa com uma SPAC dura cerca de 3 a 4 meses, ao contrário da maioria dos IPO’s, que dura cerca de 1 ano.
Para espanto de muitos investidores, a fusão, que tinha sido previamente avaliada em 15 mil milhões de dólares, e que tinha feito com que o preço das ações tivessem crescido mais de 450% desde o início dos rumores, fixou-se num valor de apenas 11,75 mil milhões de dólares. No dia de mercado seguinte ao anúncio, a surpresa provocou uma queda de cerca de 40% no preço das suas ações.
A Lucid Motors é tida, até ao momento, como a maior rival da Tesla ($TSLA), em solo americano, devido ao seu muito promissor modelo Lucid Air, com mais de 1000 cavalos de potência e autonomia superior a 800 quilómetros.
O CEO, Peter Rawlinson, numa recente entrevista à CNBC, anunciou que a sua empresa pretende lançar em 2024 ou 2025 um veículo idêntico ao Tesla Model 3, após aumentar a sua capacidade de produção. Para tal, o CEO, que já tem à sua disposição uma fábrica no Arizona, encontra-se agora em conversações para a construção de uma nova fábrica em Jeddah, na Arábia Saudita.
A Lucid Motors, Inc. é detida, em grande parte, pelo PIF (Public Investment Fund) da Arábia Saudita, e pretende explorar o mercado do Médio Oriente onde se posiciona à frente dos seus competidores, pela proximidade com o mesmo.
A Lucid prevê que irá entregar cerca de 250.000 veículos no ano de 2026, altura em que já terá iniciado a produção de um SUV, 3 anos antes. Haverá um grande foco daí em diante em criar veículos com preços mais acessíveis. Em 2030, pretendem contar com 6 veículos de gamas diferentes e uma quota de mercado de cerca de 4%.
A conclusão da fusão aponta para o final do primeiro semestre deste ano, onde o ticker $CCIV será alterado para um ainda a definir, já associado à Lucid Motors. Esta mesma altura coincide com a finalização dos primeiros lotes de produção do novo Lucid Air, saídos da fábrica de Arizona, e que marcarão o início do que se espera vir a ser uma nova era de veículos elétricos de luxo.
Autor: Pedro Alves | Fonte